>
 

A Viagem Longa, Sofrida e Dolorida

            Provavelmente seja impossível ou pelo menos quase impossível para os homens imaginar o que seria uma viagem de mais de 150 quilômetros a pé estando com nove meses de gravidez. Nem as mulheres em tempos modernos teriam uma noção real o que seria uma viagem deste porte em estado de gravidez. Quantos dias levaria? Cinco dias? Uma semana? Será que Maria e José foram obrigados dormir ao relento cada noite no chão duro? Como seria suas refeições? Foram preparados em um fogo de chão à beira da estrada? É impossível saber com exatidão o quanto esta viagem foi longa, sofrida e dolorida. Tudo isto estava dentro da vontade de Deus para que Maria e José estivessem no lugar anteriormente predeterminado por Deus para o nascimento daquele que seria o sacrifício pelos pecados do mundo. É maravilhoso compreender como Deus opera com tanta exatidão.

            Bem no início do Seu ministério, Jesus recebeu a visita de um homem pelo nome de Nicodemos. Este homem indagava acerca do ministério de Jesus e o caminho para a salvação da alma. A ele Jesus declarou: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo." (João 3:3 e 7)

            Não é o suficiente que o homem nasça uma vez pela carne, mas para fazer parte do reino eterno de Deus é necessário nascer a segunda vez de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo e pelo Espírito. Para alguns esta viagem é longa, sofrida e dolorida, pois requer que o homem renuncie ao mundo e seus aparentes prazeres. Para muitos esta viagem é demais, requer demais e portanto Cristo jamais nasce dentro deles. Eles ficam assim, sempre sujeitos ao pecado que jamais entrará no reino eterno de Deus. João declarou em I João 5:4: "... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." Veja como é importante nascer de novo, não meramente ser convencido pela verdade, mas realmente nascido no reino de Deus.

            Paulo, muito preocupado com os Gálatas que tinha voltado para uma determinada carnalidade, tornaram-se alvo de Paulo, pois ele queria vê-los realmente nascendo para Deus. Em Gálatas 4:19 ele expressa a urgência, as dores e o sofrimento que ele encarou para ver esta verdade ser conhecida por eles, até que eles fossem de verdade nascidos de Deus.

            Temo que há muitos que frequentam a igreja que jamais nasceram pela vontade de Deus. Sim, estão sempre na igreja, sempre cantando, e participando de tudo, mas no coração não existe a transformação verdadeira que deveria estar presente. Tem alguns que simplesmente encaram a igreja como uma boa atividade social, como fosse um clube. Mas, o que Deus quer, o que Ele exige é que todos se tornam filhos pelo novo nascimento. Quando uma pessoa é realmente nascida de Deus, ela se torna membro da família de Deus e vive para agradar o Pai da família "Nascestes de novo?" Não? Esta prestes para pagar o preço da viagem para uma nova vida? Sim? Então em breve chegará à vida nova e à esperança de vida eterna. Deixe Cristo nascer em você!

Philip D. Walmer