>
 

Circunstâncias Humildes? E A Atitude...?

Número 1

 

            "... e ela deu à luz um filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." (Lucas 2:7)

            A Bíblia registra que os magos vieram ver aquele que "nasceu rei dos judeus". E assim Ele era, e muito mais, nasceu para ser rei de todos e não só de uma raça de gente. A Bíblia O descreve como Rei dos reis e Senhor dos senhores. No entanto, Ele nasceu em lugar onde animais eram guardados e alimentados. Em vez de berço de madeiras finas, polidas e bem pintadas, Ele teve por lugar de descanso uma manjedoura. Manjedoura é: tabuleiro em que se deposita comida para vacas, cavalos e etc. em estábulos. Que início de vida bem humilde! Mas, foi assim que o Salvador do mundo veio entrando para poder nos ensinar uma atitude correta. Mais tarde Jesus ensinaria: "Tomai sobre vós a meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso, humilde de coração e achareis descanso para vossa alma." (Mateus 11:29)

            É interessante de ver como pessoas gostam de se levantar, procurando ser mais que os outros em roupas, casas, carros, posições e uma série de outras coisas, todas passageiras e sem qualquer preço ou valor real. Quase no final do seu ministério terrestre, Jesus, depois de dar amplo exemplo o que deve de ser a vida de um verdadeiro seguidor Dele disse: "Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;  tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mateus 20:25-28)

            Talvez seja de grande valor perguntar para nós mesmos o que é que cria tanta tensão, estresse, intrigas e até brigas entre as pessoas, no casamento, na família, no emprego, na igreja, entre governantes e entre nações. Creio que descobriremos que é aquele espírito carnal que quer reinar, ter a preeminência, o controle, o comando e domínio sobre outros. Jesus nunca jamais demonstrou estas atitudes, e é de nos lembrar que o Apóstolo Pedro escreveu: "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente..." (I Pedro 2:21-23)

            Sei que alguns estão encarando o ano novo com muita apreensão, pois a situação geral do mundo não inspira grande confiança para melhorias significativas em qualquer que seja os ambientes em que nós nos encontramos. Se você prestou atenção à passagem de Mateus 11:29, descobriu que seguir no comportamento que Jesus ensinou é para produzir paz e descanso para sua alma. Que você possa neste ano aprender de Jesus, andar realmente humilde e assim achar paz e descanso para sua alma nestes dias turbulentos.

Philip D. Walmer