>
 

Circunstâncias Humildes? E A Atitude...?

Número 2

                Quando consideramos e estudamos a vida de Cristo, uma coisa é aparente, muito aparente: temos muito por fazer para realmente ser seguidores exemplares de Cristo. Ele jamais deixou que as circunstâncias da vida ditassem o tipo de pessoa que seria. Assim deve de ser conosco, no entanto vejamos pessoas revoltadas com tudo nas suas vidas devido ao que aconteceu no passado. Elas se tornaram pessoas iradas, irracionais mal-humoradas, entre outras atitudes difíceis para outras pessoas aguentarem. Algumas podem alegar que Jesus era divino e por tanto não sujeito às paixões que afligem os outros seres humanos. No entanto precisamos entender que Jesus era 100% humano e como aprendemos nas escrituras, lendo acerca da tentação de Cristo entendemos que Ele foi sujeito às mesmas tendências de qualquer um de nós, mas não se sujeitou ao pecado: "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, a nossa semelhança, mas sem pecado." (Hebreus 4:15) Isto acaba com nossas escusas fajutas e sem base.

            Vejamos em Mateus 5:5 que há uma promessa tremenda para os mansos; não para os bravos, irados e todos que procuram desculpar seu mal comportamento. Não podemos nos desculpar por causa de genética, criação e as circunstâncias da vida, pois por fazer assim é negar e desacreditar o poder de Deus e Seu Espírito para transformar o ser humano. Gostamos de citar Filipenses 4:13: "... tudo posso naquele que me fortalece." Mas veja bem o que antecede este versículo predileto: "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez..." (vv. 11-12) O contextos dos versículos onze e doze muda o sentido do versículo treze drasticamente.

                Em I Coríntios 8:2, Paulo condena aqueles que procuram ser alguma coisa que ainda não são: "Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convêm saber." É triste quando uma pessoa procura com subterfúgios ganhar a preeminência entre outros irmãos, familiares e outros profissionais; sem, contudo, reconhecer que todos são seres humanos. Estas atitudes promovem a hostilidade, contendas e outras coisas repudiadas pela Palavra de Deus, que certamente não fazem parte da vida que Cristo almeja para todos os seus seguidores.

            Analisa comigo Romanos 12:3: "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um." Esta passagem poderia nos levar a um estudo profundo do corpo de Cristo, que é a igreja, e como cada parte é importante para o bem de todas as demais partes. Por isso cada uma deve ocupar humildemente a posição que Deus estabeleceu para cada parte.

            Um conselho mais da Palavra de Deus: "... sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." (Efésios 5:21) Finaliza este ano de 2012 com a mui almejada paz, e começa um ano novo com perspectivas do melhor ano da sua vida. Isto pode ser seu destino, se é que procura saber a vida projetada para nós por Deus, por ler, estudar e conhecer Sua Palavra.

Philip D. Walmer