>
 

Não Há Vagas

            "... E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Lucas 2:7)

            Lembramos o início de vida terrestre de nosso Senhor com certa vergonha, sendo que nasceu em estribaria e teve por berço inicial o tabuleiro onde era posto o alimento de animais. Criticamos o hospedeiro por sua falta em preparar um lugar melhor para o nascimento deste que seria o Salvador do mundo. Mas, precisamos lembrar que não havia mais lugar na hospedaria. Todos os quartos já estavam ocupados e seus ocupantes não podiam ser postos para fora para acomodar estes recém chegados. O hospedeiro não teve noção que um nascimento havia de acontecer aquela noite, e menos ainda saberia quem seria este de nascimento nobre, que seria O Rei Dos Judeus, aliás do mundo inteiro. O hospedeiro teve ampla razão por sua falta de compaixão para com este casal novo.

            Nossas viagens nacionais e internacionais começaram em 1968 quando fizemos a travessia dos Estados Unidos para assistir a Convenção Geral da Igreja Pentecostal Unida Internacional. Rodamos em torno de 10,000 quilômetros sendo obrigados ficar várias noites em hospedarias (hotéis) a beira da estrada. Tanto tempo, quanto finanças, exigiram que passamos longas horas atrás do volante, fazendo com que nem sabíamos onde poderíamos terminar o dia de viagem. Mas, tarde a noite, e com o cansaço nos vencendo, começaríamos a procura de um hotel onde poderíamos passar o restante da noite.

            Naquela época era comum para os hotéis erguer uma placa na frente do estabelecimento, e abaixo do nome dele haveria a palavra em uma linha - Vagas, e em outra linha as palavras - Não Há Vagas. De acordo com o movimento no hotel, a pessoa na recepção podia ligar um ou outro sinal luminoso.

            Havia vezes em que entramos numa cidade pequena quando deparamos com o sinal luminoso - Não Há Vagas - ligado na frente de todos os estabelecimentos. Não havia outra escolha, a não ser pegar a estrada de novo até a próxima cidade, que em alguns lugares poderia ser bem distante. Havia vezes em que finalmente achamos hospedagem somente após meia noite. Cansados, exaustos e quase sem poder manter os olhos abertos caímos na cama para dormir poucas horas antes de ser obrigados pegar a estrada de novo. E, havia algumas vezes em que não achamos lugar com - Vaga - e fomos obrigados dormir no carro.

            Refleti na experiência de José e Maria, bem como nossas, enquanto finalizamos o ano de 2012. Que há de ser no ano de 2013? Como vai ser a sua vida neste ano novo? Será apenas uma corrida atrás as coisas materiais? Ou, talvez uma procura constante pelos prazeres? Este ano há de ser apenas um ano regado de festas, prazeres, egoísmo, e pensamentos somente acerca do seu bem estar?

            Quando Jesus está passando pela estrada da sua vida e procura um lugar de hospedagem o que há de ser a placa luminosa que Ele verá na frente da sua vida? Não Há Vagas? Se é assim Ele estará muito desapontado. Espero que Ele possa ver de longe uma placa luminosa no escuro das trevas deste mundo que diz, que até pisca - VAGAS!

            Eu sei que você provavelmente irá regularmente à igreja, e isto é bom. Mas o que interessa a Deus são os outros dias. Haverá tempo para ler a Palavra de Deus e orar em devoções particulares? Haverá canções de louvor a Deus na sua boca ou apenas as canções populares do mundo. Bem, é necessário que preparamos não somente uma vaga, mas uma vaga agradável para o Rei da Glória. Vamos cessar de criticar o hospedeiro de Belém até que temos preparado um lugar amplo para este Senhor em nossas vidas.

Philip D. Walmer