>
 

Tempo Oportuno

            "E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri a no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação)..." (II Coríntios 6:1-2)

            A quarta quinta-feira do mês de novembro é a festa anual de Ações de Graças para o povo dos Estados Unidos. Sexta-feira para uma grande parte do povo é também um feriado. Por isso tem a chamada Black Friday, também realizada no Brasil. Lojas fazem preços especiais, às vezes incríveis. Pessoas acampam na frente das entradas das lojas para poderem ser os primeiros de entrar e aproveitar as ofertas limitadas. Pessoas esquecem-se dos bons modos enquanto atropelam, cotovelam e pisam aos outros para conseguir comprar aquele item tão desejado. A loucura reina para comprar eletrodomésticos que em poucos meses estarão ultrapassados. Nesta corrida pessoas são machucadas e em alguns casos mortas no meio da loucura. Vale a pena? Para mim, não vale!

            Oxalá que eu pudesse ver pessoas tão preocupadas com a salvação das suas almas, que é o tesouro mais precioso que possuem. Em vez disto, protelam e protelam, pensando que Deus só tem um objetivo, e isto é de lhes privar de tudo que é bom da vida. Falando em bom: é bom poder fumar e contrair câncer dos pulmões, da boca, do esôfago ou enfisema. É bom beber, ficar bêbado, cometer crimes no trânsito, matar alguém ou se faz envergonhadamente estúpido sob o efeito do álcool, contrair cirrose do fígado. Há, é bom poder usar drogas lícitas erradamente pelo provisório efeito de euforia ou usar as ilícitas e estourar a mente ao ponto de ficar débil-mental, ou roubar da família, amigos ou outros, finalmente ficar preso ou morto ou morrer na flor da vida. Ou, aquela vida de imoralidade, de muitos (as) parceiros (as) que é tão excitante até ficar com algum DST, ou pior com HIV e AIDS. Vida boa, não é? Mas veja; de tudo isto Deus já lhe livrou ou quer lhe livrar e você ainda acha que a hora não é oportuna? Talvez você precise contemplar a mensagem de Deus aos moradores da terra na época de Noé. É bem simples e fácil de entender: "Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos." (Gênesis 6:3) (Estes 120 anos era o número de anos deste o anúncio até a descida do dilúvio, e não uma garantia de 120 anos de vida.)

            Uma coisa que qualquer um precisa lembrar-se é de que não pode simplesmente chegar a Deus quando você quer, mas somente quando atraído por Deus.  "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxe..." (João 6:44)

            Finalizo com este lembrete de Isaías 55:6: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto."

            Deve aproveitar, pois a hora é oportuna, e a volta do Senhor está às portas.

Philip D. Walmer