>
 

Vida ou Morte

 

          O culto na igreja onde ministrei ontem estava no seu fim. Eu estava conversando com o pastor quando houve na porta umas batidas fortes. O pastor atendeu a porta para encontrar sua vizinha em pranto de choro. Ela agarrar na sua mão e não a soltou. Entre soluços ela contou que seu esposo estava no hospital desde o dia anterior e que tinha entrado em estado de coma. Insistimos que ela nos acompanhasse para o fundo da propriedade onde o salão da igreja estava localizado. Após descobrir a enfermidade do homem, os membros da igreja oraram com intensidade para ele. Logo depois ela saiu para ir visitá-lo.

          O pastor, então nos contou que fazia mais ou menos um ano que ele procurava falar com este casal para convidá-los para a igreja ou dar um estudo bíblico no seu lar, mas eles sempre esquivaram dele. A vida era boa, não é? Quem necessita de Deus? Vamos esperar até outro dia, outra hora. De repente diante da morte, talvez eminente, bate o desespero e o pastor e seu Deus se tornam importantes na vida deste casal que por tanto tempo ignorava a Deus. E é assim, com muitas pessoas, das quais eu poderia contar longas e tristes histórias. Pena que tem que ser assim, não por decisão de Deus, mas pelas decisões procrastinadas das pessoas!

          Isto traz a memória a passagem de Jeremias 8:20: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos." "Ah!" dizem, "Somos jovens e há muito tempo para fazer um acerto com Deus." Mas nisto lembramos as palavras de Mateus 24:38-39: "Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem."

          Em Deuteronômio capítulo trinta; Moisés está quase no fim do seu ministério entre o povo de Israel. Ele recorda os milagres que fez para livrar este povo da escravidão do Egito, e estes não foram poucos em número nem em seu alcance. No entanto, ele está vendo sinais que este povo escolhido está aos poucos se desviando de Deus e seu governo perfeito e justo. Ele está preocupado, pois sabe por divina revelação o que há de serem os resultados caso este povo de dura cerviz se rebela contra Deus. Ouça suas palavras (vv. 19-20): "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó."

          A mesma escolha está diante de cada leitor ou ouvinte desta mensagem. Vida ou morte! Qual é que vai escolher?

Philip D. Walmer