>
 

Experimentando ou Comprometido?

 

            Há pessoas que vão para a igreja para fazer uma espécie de teste, fingem de se converter, até demonstram adaptação com as normas da igreja, no entanto nem tudo está estabelecido nos seus corações. Elas estão fazendo uma experimentação, como um cientista no seu laboratório. Quando sua hipótese não dá o resultado desejado, ele joga tudo fora e começa de novo.

            Mas, quando estamos lidando com a alma eterna, dentro de uma vida curta e de prazo incerto, simplesmente não há muito tempo para ficar experimentando com isso, aquilo, ou outra coisa. É necessário descobrir a verdade e o verdadeiro Salvador e ficar comprometido com Ele até o final dos tempos. Veja as palavras de Davi a seguir:

            "Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme; cantarei e entoarei louvores. Desperta, ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva. Render-te-ei graças entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações. Pois a tua misericórdia se eleva até aos céus, e a tua fidelidade, até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória." (Salmos 57:7-11)

            Davi declara nestes versículos que seu coração está firme; firme no propósito de servir e agradar Deus. Ele propõe fazer aquilo que é sustentável, isto é, louvar e adorar a Deus de coração sincero. Ele brada para despertar a alma. Ele convida instrumentos de som para acompanhá-lo na sua adoração a Deus. Ele enobrece a misericórdia de Deus, bem como a fidelidade Dele. Ele faz a sua parte para exaltar o Senhor da Glória. Com estas ações ele se comprometeu com Deus.

            Jesus andou fazendo muito milagres e prodígios. Por causa destes milagres de divina providência das necessidades materiais, multidões O seguiam. Mas quando Jesus começou ensinar a doutrina e explicar que seus seguidores teriam de carregar uma cruz, sofrer e em nada ser populares, a maioria O abandonou. Jesus, então perguntou para seus discípulos se eles também O abandonariam. Mas eles responderam: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna..." (João 6:68) Eles aprenderam com Jesus e se convenceram que fora Dele não havia esperança nenhuma.

            Nestes dias modernos, muitos estão fazendo de conta que são comprometidos, e são, enquanto tudo vai bem. Mas, quando vem a oposição e as tempestades da vida e o socorro não chega quando eles acham conveniente, não pode mais contar com eles, pois são apenas marinheiros de águas tranquilas.

            Estevão, no último momento antes de morrer, levantou a voz diante dos seus assassinos e confirmou sua fé em Cristo Jesus.

            Os discípulos voltaram para aos seus irmãos de fé regozijando por ser considerados dignos de sofrer por causa do Cristo que serviam. Eles não estavam apenas fazendo uma experimentação para ver se tudo daria certo ou não. Eles estavam comprometidos para servir a Deus fielmente, apesar das circunstâncias.

            Paulo decidiu firmemente na estrada para Damasco para servir Jesus Cristo, e no fim da sua vida declarou: "... por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia." (II Timóteo 1:2)

Philip D. Walmer