>
 

Ocupado Demais

 

          "Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar." (Lucas 10:30-35)

          No livro, The Tipping Point, conta-se a história de dois psicólogos da Universidade de Princeton que realizaram um estudo baseado na história do Bom Samaritano. Um grupo de estudantes do seminário foi convidado para preparar uma palestra sobre um tema bíblico e, em seguida, passar para um edifício próximo para apresentá-la. Para uma parte dos alunos, o pesquisador, olhando para relógio diria: "Oh, vocês estão atrasados. Eles estavam esperando vocês alguns minutos atrás. É melhor que vocês se mexem." Ele, então, diria ao restante dos alunos, "Será alguns minutos antes que eles estejam prontos para vocês, mas podem começar ir agora." Todos os alunos encontraram um homem caído no chão, tossindo e gemendo, enquanto caminhavam ao seu destino. A pergunta era: Quem iria parar para ajudar o homem? Dos estudantes que foram informados de que estavam atrasados, apenas 10% pararam e dos estudantes que foram informados de que estavam adiantados, 63% pararam para ajudar. Certamente, todos eles diriam que eram compassivos, mas quando dada a opção de ser útil ou chegar atrasados, 90% dos alunos tiveram suas mãos ajudadoras impedidas pelos horários e compromissos que não mudariam, mesmo diante de alguém que estava sofrendo. De fato, um estudante caminhou até perto do homem, mas passou apressadamente para poder dar a sua apresentação.

          Somos frequentemente surpreendidos com as respostas do sacerdote e o levita da história do Bom Samaritano, mas que tal a sua resposta quando vê um necessitado que precisa ser atendido? Quantas vezes você já disse a alguém que você iria orar por sua necessidade e nunca faz? Você está ocupado demais com as coisas que você acha importantes para alterar suas prioridades para ajudar as pessoas ao seu redor; especialmente aqueles que podem não ter ossos  quebrados, mas corações que estão?

          Somos admoestados em Gálatas 6:2: "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo." Enquanto Cristo estava na terra, Ele sempre parava. Ele parou junto a um poço para conversar com uma mulher. Parou para permitir que seus pés fossem lavados de lágrimas. Parou a beira da estrada quando gritos por misericórdia chegaram aos seus ouvidos. Parou quando Sua virtude fluiu. Como Cristo é o seu exemplo, você deve estar pronto para parar e não passar ao largo, quando seus passos são dirigidos por Deus para ajudar outros. A única ocasião em que deve olhar de cima para baixo em alguém, é quando está levantando-o.

          Provérbios 12:25 orienta: "A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra." Portanto, tome o tempo: Faça a ligação, envia o cartão, envia o e-mail, ou faça visita.

          Se você está ocupado demais para ajudar aqueles em necessidade, está ocupado demais. - Steve Ares