>
 

A Alegria do Senhor é Sua Força

 

            "E Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam o povo na Lei; e o povo estava no seu lugar. Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, b de maneira que entendessem o que se lia. Neemias, que era o governador, c e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força." (Neemias 8:7-10)

            A passagem acima nos chama a atenção por vários fatores: 1) O povo tinha vontade ouvir a Lei de Deus lida, 2) De alegria choraram ao ouvir a leitura da Palavra de Deus, 3) Reconheceram seus erros e pecados diante da leitura da Lei e choraram de tristeza por ter desobedecido ao Senhor. No versículo três em diante é recordado que o povo ficou de pé desde o levantar do sol até meio dia só para ouvir a leitura da Palavra de Deus. Que desejo forte, pois isto podia ter sido um período de quatro a seis horas, dependendo da época do ano. Não só ouviram a leitura da Lei de Deus, mas também prestaram atenção às explicações dos líderes do povo. Todos que tinha idade para entender ficaram na praça para ouvir a leitura. Diante da leitura da Palavra ficaram tristes, mas a tristeza se transformou em alegria.

            Sei que há alguns dos leitores que pensam que eu enfatizo demais a leitura da Bíblia, mas eu não estou sozinho nisto, pois tem outros idosos que tem vencido ao longo dos anos no servir a Deus que concordam plenamente.

            Frequentemente ouço pessoas dizer que não têm forças para servir a Deus ou me pedem para orar em prol de mais força para servir ao Senhor. Quando pergunto por que, elas dizem que não sabem a razão, mas parece que requer todas as suas energias e esforço para continuar. Há tantas pessoas que parecem ser tão fracas no seu andar e relacionamento com Deus. Muitas parecem ter problemas de chegar à igreja e lá fortalecer seu relacionamento com Deus. Como é que tantas que receberam o Espírito Santo perderam seu poder, vigor e gozo; faltando-lhes forças para continuar a jornada em tempos de adversidade? Salomão disse: "Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena." (Provérbios 24:10) Quando Neemias e seus ajudantes terminaram o muro, ele disse ao povo que o gozo do Senhor era a força deles. A chamada era para os filhos de Deus regozijar-se em todo tempo. Em Isaias 61:3 lemos: "... e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória." (Isaias 61:3) Se é que contemplamos na Palavra de Deus a nossa razão para louvar a Deus, manteremos nossas forças e nossa habilidade para continuar correndo na corrida de vida eterna, ainda no meio de adversidades. A leitura da Palavra é o segredo da nossa vitória.

Philip D. Walmer