>
 

Perdido!

 

            "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." (Provérbios 14:12)

            Perdido! Que coisa terrível é fica perdido. Hoje, após dois para três dias perdidos nas altas montanhas cobertas de neve, um casal e quatro crianças foram achados. Sobreviveram temperaturas de até 25 graus negativos por causa da astúcia do pai que usou de sabedoria para salvar os outros. Na realidade foi um milagre. Eles não tinham água para beber, nem comida. Posso imaginar um pouco o desespero deles. Repito que é coisa terrível ficar perdido.

            Eu vim da geração que não tinha GPS, telefones celulares, mapas nos telefones celulares e etc. Navegar era às vezes um desafio muito grande. Havia vezes em que achávamos no caminho certo, mas descobrimos que era um caminho errado. Aí, havia a necessidade de voltar e procurar saber aonde erramos o caminho.

            Quando se trata dos caminhos da vida espiritual é tão fácil se perder no meio de tanta coisa que continuamente chama a gente para um caminho ou outro. Quando Salomão escreveu as palavras do texto acima ele provavelmente já estava no caminho errado e sabia que foi fácil sair por aí sem rumo e no final errar completamente o caminho. Parece que para ele não havia retorno e sabia que no final da vida que tudo não sairia bom, nem para ele e nem para seus filhos, um dos quais assumiu o reinado, mas acabou dividindo o reino que levou uma grande parte para a idolatria. Entristeço-me por lembrar-me das famílias que hoje estão na sua terceira ou quarta geração de pessoas que não mais servem ao Senhor por que um antepassado errou o caminho.

            É fácil errar o caminho, mas também é fácil para acertar o caminho. Em Salmos 23 Davi declara que o Senhor é seu pastor, e declara ainda mais que Ele guia junto às águas tranquilas, refrigera a alma, leva para pastos verdejantes, protege em momentos de perigo, que está sempre perto, consola, dá vitória sobre os inimigos, usará bondade e misericórdia no tratamento dele, e por fim dará vida eterna. Parece muito bom este negócio de seguir o Senhor.

            Davi sabia, no entanto, que não podia achar este caminho sozinho, por tanto pleiteou em Salmos 25:4-5: "Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia." Esta deveria de ser a nossa oração também.

            Quando Jesus chamou seus discípulos a chamada foi simples: "Vinde após mim...". Eis o segredo de vitória e de estar sempre no caminho certo... Segue o Senhor e não procura seu próprio caminho ou o que parece ser um caminho melhor sem uma cruz para carregar. Em João 14:1-6 Tomé reclamou que não sabia o caminho, mas Jesus o acalmou por dizer: "... Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida..."

            Jesus não lhe libertou e salvou dos seus pecados para que você pudesse sair por aí e andar de qualquer maneira e em qualquer caminho. Ele não quer que você seja um perdido eternamente, por tanto ponha no seu coração que vai O servir custe o que custar, pois no final valerá o esforço e sacrifício de si mesmo.

Philip D. Walmer