>
 

Pecou? - 1

 

Número 1

 

          Um tempo atrás minha esposa ouviu um programa de rádio onde algumas pessoas alegavam de estar falando com o diabo ou demônio que se alojava no corpo de uma pessoa. Acerca destas coisas eu sou um incrédulo ferrenho. Primeiro, o diabo é mentiroso. Jesus assim disse em João 8:44: "Vós sois do diabo, a que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." Então pergunto para mim mesmo por que alguém quereria falar com o diabo quando ele não fala a verdade e pelo que Jesus disse, nem é capaz de falar a verdade.

          De acordo com Apocalipse 12:10 o diabo também é acusador dos filhos de Deus: "Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus."

          O diabo não somente acusa os filhos de Deus diante de nosso Pai Celestial, mas procura de todas as formas fazer suas mentiras nos desanimar e nos afastar de Deus. É sempre necessário nos lembrar de que ele é mentiroso, e sempre será. Quando porventura cometemos um delito (pecado) ou erro, ele corre para nos acusar diante de Deus. É nestes momentos que necessitamos um conhecimento firme das promessas de Deus. Por exemplo, precisamos nos lembrar da maravilhosa promessa de Deus em I João 1:7: "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Ouça agora as palavras de João em I João 2:1-2: "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro." Embora não devemos pecar, se pecarmos temos um advogado, Jesus Cristo Homem Glorificado, que pleiteia nosso caso junto ao Pai.

          No entanto, não podemos pensar que podemos andar pecando e que tudo há de ser automaticamente resolvido, pois há algo que somos obrigados fazer, e isto é reconhecer o delito e o confessar para receber perdão e ser absolvido: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9)

          Espero que com isto você, amado leitor, pode ver o valor de conhecer a Palavra de Deus. Quando o mentiroso diabo quer lhe acusar de algo, e você o tem confessado a Deus, você pode ter plena certeza que é perdoado. Você pode dizer assim ao diabo, levantar sua cabeça pela fé na promessa de Deus e andar sem ansiedade, não sendo obrigado mais ouvir as acusações do diabo. Lembra-se de que o diabo é mentiroso e que Deus é verdadeiro.

Philip D. Walmer