>
 

Pecou? - 2

Número 2

 

          "Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (I João 1:10) Para o cristão as palavras deste versículo são, provavelmente, desanimadoras, pois se ele andar sincero, o alvo é alcançar a perfeição. Podemos, contudo, querer a perfeição, mas enquanto estamos nesta carne, a perfeição fica fora de nosso alcance. Paulo reconheceu este fato, pois em Filipenses 3:12 ele esclarece sua situação bem claramente: "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus." Ele, apesar de todo seu trabalho, depois de sofrer tanto pelo Senhor, de ter aberto tantas igrejas, escrito tantas epístolas e etc., reconheceu que a perfeição ainda estava longe. Mas ele disse que estava prosseguindo, que não cessava de lutar em prol da perfeição. Não podemos em momento algum simplesmente desistir, pois o desistir é reconhecer a derrota, e entregar a vitória para satanás.

          O versículo texto diz que por dizer que alcançamos a perfeição é mentir e fazer Deus também mentiroso. Então o que podemos dizer? Todos nós pecamos. Todos nós duvidamos. Todos nós em um momento ou outro perdemos a certeza da fé. Olha comigo com bastante atenção a lista das obras da carne (pecado) de Gálatas 5:19-21: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." Pode discordar comigo, mas a verdade é que não há sequer um leitor deste devocional que pode dizer que não cometeu um o mais dos delitos mencionados neste três versículos. Sei que não cometeu muitos dos delitos mencionados nesta passagem, mas se cometeu apenas um, o final da passagem diz que não herdará o reino de Deus. Dura, não é? Mas, se o guarda do trânsito lhe parar por uma infração das leis do trânsito, não adiante argumentar que desobedeceu apenas uma ou que obedeceu todas as demais.

          Mas não se desanima, pois você está junto aos milhares e mais milhares que também  lutam. Em tudo, não esquece o versículo que citei no devocional anterior que diz que Jesus Cristo é nosso advogado, e que Ele nos defende se é que estamos prontos para reconhecer os delitos e rápidos para confessá-los, pois mediante a confissão somos perdoados. (I João 1:9)

          Isto não nos dá licença para continuar no pecado. "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, a nós os que para ele morremos?" (Romanos 6:1-2)

          Veja mais palavras sagradas de bom ânimo: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?" (I João 5:3-5)

Philip D. Walmer