>
 

Pecou? - 3

Número 3

 

             "Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões." (Salmos 51:1)

          Continuo falando acerca da minha ira contra satanás e como ele ilude os filhos de Deus com tantas mentiras. Uma de suas prediletas é: "Deus não pode mais usar você, porque pecou." Que mentira ingênua, aliás, é, para os incultos, para aqueles que não conhecem bem a Palavra de Deus. Sim, vou enfatizar mais uma vez a importância da Palavra de Deus na vida do crente.

          Veja bem! Satanás não necessita de falar diretamente com as pessoas, pois ele tem semeado tantas de suas mentiras que muitas pessoas acreditam nelas. Essa ideia de que Deus não pode mais usar pessoas que têm errado, cometido delitos, até dos mais graves, não podem mais ser usados por Deus, quando, na realidade, Deus as chamou, já sabendo das suas fraquezas. Felizmente Deus tem capacidade de perdoar, que é uma qualidade que todos os seres humanos precisam aprender e praticar. Sim, Deus perdoa quando há arrependimento sincero, e quando os perdoados procuram não praticar mais os mesmos delitos, saindo definitivamente de sua vida de delitos e desobediência contra os mandamentos do Senhor.

          Vamos citar uns exemplos de pessoas que erraram e ainda foram usadas por Deus: Quando Josué enviou os espias a Jericó, na hora do perigo foram escondidos por uma mulher que habitava no muro da cidade. Ela salvou suas vidas e foi lhe prometido que sua vida seria poupada quando o povo de Deus tomaria a cidade. Ela era meretriz, mas como prometido, foi salva, e o estudante da Palavra descobrirá que ela faria parte da genealogia de Jesus. Davi, apesar de cometer terríveis pecados, também fez parte da genealogia do Salvador.

          Pedro, que por três vezes negou até de conhecer Jesus, foi perdoado e tornou-se defensor de Jesus, recebeu as chaves do Reino de Deus, pregou com grande eloquência e ousadia que Jesus era o prometido Messias, sofreu terrivelmente, sofreu prisões e chicotadas e finalmente morreu crucificado. Com seu arrependimento fez a volta por cima do seu passado e tornou-se grande homem de Deus.

          Quem poderia ser mais repudiado que Saulo de Tarso, grande perseguidor da Igreja do primeiro século? No entanto, Deus viu qualidades neste homem que poderiam ser usadas em prol do Seu Reino. Ele foi, sem dúvida, responsável por dezenas ou talvez centenas de mortes dos cristãos na primeira década da Igreja. Ele escreveria mais tarde que era o principal dos pecadores, mas que recebeu misericórdia do Senhor.

          Seria possível citar outros numerosos exemplos do perdão de Deus e a elevação destas pessoas às posições de grande utilidade na obra Dele. Não importa que a pessoa errasse, mas o que ela se torna ao aceitar o perdão que Cristo oferece mediante o arrependimento. "... vai, e não pecas mais..." Raabe não continuou de exercer sua profissão escandalosa. Davi pleiteou perdão diante de Deus, foi perdoado e não voltou a praticar os mesmos delitos. Isto é o verdadeiro arrependimento. Pedro não voltou a negar o Senhor, nem diante da morte. Paulo não mais foi perseguidor, todavia perseguido. Pecou? Pede perdão para Deus! Arrepende-se verdadeiramente! Não volta a praticar os mesmo delitos e Deus ainda pode lhe usar!

Philip D. Walmer