>
 

Luz

 

          Duas vezes no Livro de Provérbios nós encontramos as palavras a seguir: "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." (Provérbios 14:12 e 16:25) Salomão evidentemente queria muito que seus filhos e os demais leitores dos seus provérbios entendessem que o caminho que o homem poderia escolher levaria a morte e não a vida eterna.

          Jesus acrescentou mais este pensamento: "Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz."  (João 11:9-10) Jesus deixou claro que o homem não tem luz em si mesmo, portanto quem anda fora de Jesus Cristo anda sempre nas trevas. Jesus declarou sua missão ao vir para o mundo: "Eu vim como luz m para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12:46)

          João começa seu livro acerca do ministério de Jesus com palavras de muito bom ânimo: "A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela." (João 1:4-5) João entendeu, como nós devemos entender, que a vida eterna estava em Cristo, e que esta vida era também a luz que todos necessitam para não andar tropeçando e errando durante o curso da vida. A coisa maravilhosa com respeito a esta luz é que as trevas não têm absolutamente poder algum contra esta luz. João 1:8 declara que João Batista, apesar do seu ministério poderoso, não era a luz dos homens: "Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem." Esta luz era e é diferente que as demais iluminações que vieram anteriormente pelos homens. Era a verdadeira iluminação que não era apenas para um povo, mas para todos os homens que vivem e que viriam a viver.

          Qual é o problema que esta luz não ilumina mais o nosso mundo e os caminhos dos homens? Jesus esclareceu esta enigma em João 3:19: "O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más." O problema não é que a luz não existe mais, contudo os homens não querem vir à luz: "Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas."  (João 3:20 MT) A Luz está disponível, é só andar nela.

          Cansou de andar nas trevas deste mundo, tropeçando, caindo, sempre aborrecendo a Deus com seu mau comportamento? Então, ande na luz. "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; e quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. (João 8:12)

          "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo." (João 9:5) A presença física de Jesus não está mais no mundo, mas o Espírito Santo que no crente deve habitar pode e deve ser a luz que ilumina o mundo no dia de hoje. Seja a luz do mundo! (Mateus 5:14)

Philip D. Walmer