>
 

Água

 

          "Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." (João 4:13-14)

          Jesus tinha viajado de Jerusalém a Samaria, talvez uma distância de uns setenta quilômetros. A Bíblia diz que Ele sentou na borda do poço enquanto seus discípulos entraram na cidade para comprar alimento para todos. A prova da Sua humanidade era que Ele estava cansado. Veio, então, uma mulher samaritana para tirar água do poço e para ela Jesus pediu água para tomar. Creio que não foi subterfúgio, pois dava para crer que realmente estava com sede; mais uma prova da sua humanidade.

          Era notável que os judeus e os moradores da província de Samaria não se davam. Portanto, a mulher estranhou que Ele pediu água para ela. Jesus, sempre aproveitando oportunidades para falar da necessidade da alma, virou a conversa da água natural para a água espiritual. Todos os crentes devem estar sempre alertas para estas oportunidades de levar pessoas ao conhecimento da verdade que salva.

          Nesta época de Natal, estou escrevendo acerca de tudo que Jesus veio para ser aos habitantes da terra. Já escrevi que Ele é o pão que desceu do céu. Escrevi que Ele é a luz que ilumina o caminho de todos os homens. Agora escrevo acerca do fato que Ele também é a água que sacia a sede do ser humano. A diferença entre esta água espiritual e a água natural é a que vem da parte de Deus para saciar para sempre. De fato, esta água se torna uma fonte de água que jorra e satisfaz outros em volta de nós, criando neles um desejo de também receber esta água maravilhosa. Há abundância e a fonte jamais cessa de jorra água para a vida eterna.

          Anualmente os judeus realizavam uma festa de grande alegria chamada a Festa dos Tabernáculos. Era uma festa de outono, no fim da colheita. Comida tinha em abundância e vinho também, pois era o fim da colheita, e os celeiros e adegas estavam abarrotados de coisas boas para comer e beber. Em João sete, a partir do versículo 37, Jesus estava junto ao templo, contemplando os frequentadores deste grande evento. Apesar da abundância de tudo Jesus percebeu que faltava lhes algo que os deixava insatisfeitos com a vida, com as cerimônias religiosas, com os líderes eclesiásticos e tudo mais. Foi neste momento que Jesus, compadecendo deste povo espiritualmente pobre, levantou a voz para estender um convite maravilhoso que poderia transformar as vidas sedentas deste povo.

          "No último dia, o grande dia da festa, p levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado."

          Está com sede? Os prazeres do mundo não mais satisfazem? Então, venha a Jesus para beber a água que realmente satisfaz a alma dos que buscam a Ele.

Philip D. Walmer