>
 

O Bom Pastor

 

          Nós nos regozijamos com as palavras de Davi em Salmos 23. "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." Neste Salmo Davi passa a relatar todos os benefícios de ter o Senhor como seu pastor. Basicamente ele expressa sua confiança no Senhor para suprir todas as suas necessidades: alimentação, bebida, descanso, refrigério para a alma, direção pelo caminho certo, acompanhamento na hora da morte, uma ampla mesa de bênção diante dos inimigos, transbordamento do cálice de alegria, e a promessa de uma eterna habitação junto ao Senhor.

          Todos estes benefícios podem fazer parte da vida de qualquer um que elege o Senhor como seu Pastor. O problema é que maioria não quer que o Senhor mande na sua vida, portanto eles estão vagando mundo afora, perdidos, presos nos vícios e delitos, reconhecendo que solucionar os problemas sozinhos é impossível, mas ao mesmo tempo irredutíveis em dizer que jamais darão a direção da vida ao Senhor. Eles querem o controle da sua vida, ainda que este controle não lhes proporcione os benefícios oferecidos pelo Senhor.

          Vamos observar como Jesus viu o povo da sua época na terra: "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor." (Mateus 9:36) Não é diferente hoje, apenas tem mais pessoas, e mais meios para distribuir as notícias das maldades e pecados praticadas. Não há nada que restringe o comportamento, mas do outro lado há mais e mais reclamações acerca da sociedade que anda de comportamento desenfreado, resulta em cidades e nações quase insuportáveis. Desanimo, depressão, suicídio e outros males afetam uma porção cada vez maior da sociedade. Pessoas procuram controlar suas vidas com drogas, lícitas e ilícitas, assim danificando seus corpos e não infrequentemente provocando a morte precoce. Contudo não querem que Deus se meta nas suas vidas. Pobre povo perdido! Pobre, porque a solução está disponível, mas é rejeitada. O sofrimento de muitos é autoinfligido pelo próprio comportamento.

          Tudo isto pode ser evitado, pois Jesus declarou: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa." (João 10:11-12) Existe outro pastor/líder por aí que literalmente deu sua vida em prol das suas ovelhas/súditos? Se há eu desconheço, e certamente ele não ressuscitou com promessa de vida eterna para seus seguidores. Quantas vantagens existem por seguir o Senhor num caminho certo e abençoado.

          Em outra ocasião, Jesus, vendo o cansaço e sofrimento do povo convidou-o com estas palavras: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28) Que convite maravilhoso!

          Veja outro convite do Bom Pastor: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6)

          Falta paz verdadeira na sua vida? Eu conheço uma fonte de paz excelente: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27)

Philip D. Walmer