>
 

Apressadamente

(Leitura Bíblica: Lucas 2:8-20)

 

            Começou como qualquer outra noite de vigília e cuidado do rebanho sob seus cuidados. Não sabemos muitos detalhes acerca daquela noite, não sabemos se era inverno, outono, primavera ou verão. Não sabemos se era frio ou quente. Nem sabemos se era uma noite nublada ou de céu claro. Mas pensando bem, estes detalhes não tem grande importância. Nem sabemos com qualquer certeza em que data o Salvador do mundo nasceu em Belém. A única coisa que realmente importa é que Ele nasceu; finalmente chegou; não exatamente da maneira que alguns pensaram, mas chegou. Ah! Chegou!

            Com muita frequência somos desviados para questões que não tem a mínima importância. Teólogos gastam tempo incalculável discutindo os por menores mencionados acima, sem, contudo chegar a uma conclusão indiscutível. Calculam, discutem, argumentam e no final perdem o que é de mais maravilhoso, mais milagroso, mais animador; e isto é que o Salvador do mundo finalmente chegou. Importa em que data nasceu? Importa as condições climáticas? Importa o horário? Não, nada disto importa; importa somente que o Salvador veio depois de tantos anos de profecias e promessas. Agora Ele está aqui.

            De repente o céu se rompeu com luz, com uma voz, com a presença de um anjo e a glória de Deus que o acompanhava. Terror encheu seus corações, medo os fez tremer e provavelmente esconderam suas faces diante da cena estarrecedora. A voz do anjo, no entanto, os acalmou por dizer que trazia notícias boas e de grande alegria. Mais uma vez o céu é subitamente rompido com as vozes de uma multidão de vozes da milícia celestial que louvava a Deus.

            Estes homens, sendo responsáveis pelo rebanho sob seus cuidados, certamente não podiam deixar o rebanho no campo a sua própria sorte, pois seriam alvo fácil de lobos, raposas e outros animais de rapina. Provavelmente foi necessário levar o rebanho para Belém descendo pelos trilhos e caminhos estreitos na escuridão da noite para chegar o quanto antes para verificar os acontecimentos anunciados.

            Uma palavra me chamou muito atenção recentemente enquanto escutava uma leitura da passagem texto deste devocional; e esta palavra foi "apressadamente". Estes pastores, não foram caminho afora vagarosamente, mas eles se apressaram o máximo possível, pois estavam ansiosos para ver Este que chegou para ser o seu Salvador.

            Aí veio para mim uma pergunta que fiz para mim mesmo, a qual quero também lhe apresentar. Como é que eu, e você chegamos a Deus, até a sua presença, até a igreja em dia ou noite de culto. É apressadamente? É com ansiedade para mais uma vez nos encontrar na presença do Senhor? É, ou é com relutância ou com um pensamento de obrigação a cumprir? Você é um que levanta voluntariamente as mãos para adorar a Deus, ou precisa ser pressionado pelo dirigente do culto, e ainda assim faz com pouca ou nenhuma vontade. Deus vê a atitude do seu coração e não adianta tentar a esconder. Com que atitude você se aproxima do seu tempo de oração? É com prazer e pressa ou com relutância e pressa de logo terminar uma obrigação. Deus vê e Deus sabe e toda a sua atitude determinará seu relacionamento com seu Criador e Salvador.

Philip D. Walmer