>
 

Lugar Na Hospedaria

 

          "... e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (RA) Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão."  (NTLH) (Lucas 2:7)

            Hoje você e uma grande parte do mundo celebraram o Natal. Lamentavelmente para muitos foi dia apenas para contar o lucro das vendas nas lojas. Para outros o importante foi o número de festas que pôde assistir. Li um comentário de alguém ontem dizendo que comeria pouco de dia para ter muita fome e assim comer muito na festa da véspera do Natal. E, para a grande maioria é apenas um dia para dar e receber presentes. Muitos estouraram os limites nos cartões de crédito para depois passar meses pagando os altos juros para dar cada vez mais lucro aos bancos e lojas, e talvez deixando suas famílias padecendo somente para ter a fama de dar presentes caros e assim conseguir aumentar seu ego. Creio que seja bom formar uma pergunta válida para nós mesmos... O que realmente significa o Natal para nós?

            Naqueles dias antes do nascimento de Jesus, as estradas da nação estavam lotadas de pessoas viajando de um lugar para outro para fazerem parte de um censo ordenado pelos governantes. José e Maria tiveram uma viagem de vários dias a completar, vindo da distante Galiléia para a cidade de Belém. Não era incomum fazer viagens a pé ou em cima de animal de carga, mas neste caso, Maria estava no fim da sua gravidez. Posso, pelo menos um pouco, imaginar a preocupação deles, pensando que o rigor da viagem provocaria o nascimento do filho em qualquer lugar ao longo da viagem, longe de familiares e em lugar pouco hospedador, e isto,  para dar a luz seu primeiro filho.

            Deve ter sido um alívio muito grande para chegar finalmente ao fim da viagem... Belém. Mas aí outro desafio os preocuparia, pois não haveria lugar em hospedaria nenhuma na cidade. Eles provavelmente foram obrigados caminhar devagar devido ao peso que Maria sentia no fim do seu nono mês. Todos os lugares nas hospedarias já foram ocupados por outros viajantes, restando apenas um lugar junto com os animais no estábulo. Imagine! O Rei da Glória, Deus Encarnado, vindo para o mundo sem pompa, sem festa, nem tendo lugar em uma hospedaria/pensão!

            Será que hoje seria diferente? Será que haveria lugar especial de honra para este que veio para ser o Salvador do mundo? Será que as autoridades de hoje dariam tratamento especial para Ele? Bem, por aquilo que se vê por aí, dá para duvidar. O egoísmo tem tomado conta dos corações... Ah! A gente poderia falar muito dos problemas e atitudes de hoje, mas espaço não permite. Resta apenas espaço para umas perguntas pessoais... Você reservou um lugar especial para o Salvador no meio de tantos presentes, festas e reuniões? Jesus foi lembrado? Ele foi o convidado especial na sua casa? Ele recebeu pelo menos algumas palavras de agradecimento? A vida do Cristo começou com sofrimento e terminou com ainda mais sofrimento. Tudo isto era para você. Expressou apreciação? Agradeceu com suas próprias palavras? Eu me preocupo, pois desconfio que no meio de tanta coisa neste final de ano, que Jesus foi ignorado e esquecido. Que pena, não é? Ele veio para lhe dar salvação e vida eterna e não houve lugar na hospedaria do seu coração? Bem, não é tarde, ainda pode pedir-Lhe perdão e abrir seu coração para que Ele tenha lugar permanente no seu coração e vida. Que esta época de Natal e Ano Novo seja o que lhe traz mais mudanças e transformações de vida!

Philip D. Walmer