>
 

Eu E O Ano Novo

 

 

Número 1

 

          "As pessoas esperam que 2014 seja melhor... com certeza 2014 espera que as pessoas sejam melhores." Carlo Hiladorf

          Hoje, após as celebrações de Natal, nas quais espero que todos lembraram-se da razão real da celebração, estamos todos refletindo, pelo menos um pouco, acerca do ano que está prestes a se findar. Creio que não existe ninguém que pode dizer que 2013 foi tudo que queria. Pode ser por ter tido expectativas irreais, ou de não chegar a ser a pessoa que queria ser, e assim deixando o ano com uma tristeza e remorso. No entanto, deve ser como diz o velho ditado: "Não adianta chorar pelo leite derramado." Sendo que estamos diante de um ano novo, talvez seja valioso estabelecer umas metas para o novo ano que nos deixarão chegar à conclusão de um final do ano 2014 podendo dizer que foi em muito mais lucrativo espiritualmente.

          Para poder corrigir os erros deste ano que finda, é necessário primeiro fazer um levantamento de tudo que aconteceu neste ano. Os donos de estabelecimentos comerciais chamam isto de fazer o inventário. Para poder chegar ao conhecimento se houve um lucro ou não, eles são obrigados contar tudo que tem em estoque, calcular o que têm depositado em contas bancárias, entre outros cálculos e comparar com o ano anterior. Se o estoque é menor que o ano anterior, é possível que o estoque foi vendido para poder lucrar e isto vai influenciar o novo ano, pois não pode haverá lucro se não tem o que vender. Em outras palavras o estoque tem que estar sendo mantido, renovado ou aumentado para poder antecipar um ano novo de sucesso comercial.

          Não é muito diferente na vida espiritual. Sendo que não é muito diferente vamos tentar fazer um levantamento da parte espiritual de nossa vida. Da mesma forma que um dono de loja faz o levantamento, cada pessoa deve fazer também. Paulo nos falou desta maneira de I Coríntios 11:28: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." Novamente o mesmo conselho é nos dado em II Coríntios 13:5, só que é mais específico, requerendo um exame mais profundo: "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. e Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."

          Talvez seja útil usar as indagações que seguem para lhe auxiliar no seu inventário do ano que passa:

•  Como foi minha frequência na casa de Deus durante 2013? Melhor ou pior do que em 2012?

•  Como foi minha vida de oração? Orei mais ou menos do que em 2012?

•  Como foi a minha leitura da Palavra de Deus. Li mais ou menos do que em 2012?

•  Como foi minha fidelidade financeira com a igreja e seus trabalhos durante o ano? Estou findando o ano devendo para Deus o que realmente pertence a Ele?

•  Como foi a minha atuação no evangelismo dos perdidos durante este ano? Ganhei uma alma para o Senhor durante o ano?

          Talvez haja outras perguntas de igual ou mais importância, mas com estas há um bom começo. Sendo sincero nas suas orações no final do ano, é provável que Deus lhe ajude fazer o levantamento, e lhe auxilie em fazer o comprometimento para 2014. Feliz Ano Novo! Com Deus no comando da vida, há de ser.

Philip D. Walmer