>
 

Eu E O Ano Novo - 2

 

Número 2

          Durante os quarenta anos da travessia do deserto, o Povo de Israel pecou contra Deus e seu servo Moisés, reclamando da divina providência do maná diário. Deus permitiu, então, que uma praga de serpentes abrasadoras invadisse seu acampamento. Muitos foram picados e morreram uma morte agonizante. O povo enviaram representantes para queixar com Moisés, e confessar seu pecado. Deus, então, sempre misericordioso, instruiu Moisés para preparar um antídoto para as picadas mortíferas.  É instrutivo notar que Deus não removeu as serpentes, mas preparou um antídoto para suas picadas.

          Moisés foi instruído para erguer em uma haste uma réplica de bronze das serpentes. O povo na sua vez foi instruído para olhar para esta réplica caso fosse mordido e assim fazendo escaparia os efeitos venenosos das serpentes. Foi algo tão simples, mas muito eficaz.

          Esta efígie da fonte de seu sofrimento e subsequente morte foi uma sombra de Jesus Cristo que estava por vir para ser o Salvador do mundo. Eu não sei se alguns dentre dos picados acharam ridículo olhar para a serpente de bronze, pensando que era um exercício em vão e ineficaz, e assim morreram com a salvação tão perto quanto um olhar. É estarrecedor contemplar esta possibilidade, mas o ser humano é assim.

          No entanto, não importa a estupidez de tal ato, algo do mesmo sentido está acontecendo diariamente em volta de nós. Jesus, como a efígie da serpente, foi erguido numa cruz, foi crucificado, derramou seu sangue para a salvação das nações que jazem na escuridão mortífera do pecado. Contudo a grande maioria do povo do mundo atual escarnece do sacrifício de Jesus, despreza seu sangue derramado enquanto considera tudo isto como lenda, tolice e ineficaz, mas continua morrendo nos seus pecados enquanto o antídoto precioso e eficaz pelo pecado é rejeitado. Que tragédia! Mortes desnecessárias! Uma eternidade de sofrimento sem Deus por simplesmente recusar de olhar para Jesus o Salvador do mundo.

          Durante sua conversa com Nicodemos, Jesus proferiu esta profecia: "E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna." (João 3:14-15) Lá está, a esperança de cura do pecado, a libertação da maldição e punição da mordida mortífera do pecado. Olhe para Jesus! Todavia, é mais do que um simples olhar, pois é como Jesus disse "... todo o que nele crê..." É necessário que quem olhe, crê, pois "... sem fé é impossível agradar a Deus." O que é que precisamos crer? Veja uma resposta de João 8:24: "Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que Eu Sou, morrereis nos vossos pecados."

          O escritor do Livro de Hebreus nos dá ainda esta visão da obra de Jesus na vida do pecador: "... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2)

          Para ser salvo, só precisa olhar firmemente para Jesus, crê Nele de todo seu coração e O segue em toda a verdade que Ele ensinou e pode ser eternamente salvo.

Philip D. Walmer