>
 

Eu E O Ano Novo - 3

Número 3

 

          "... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:2)

          Um ano desconhecido está diante de nós. Sem dúvida esperamos grandes coisas, realizações e sucesso neste ano de 2014. No entanto, ninguém, ainda que deseje fortemente, pode adivinhar o que este ano poderá apresentar para cada um que leia este devocional. Somos obrigados aceitar o que cada dia nos apresenta.

          Contudo, há o fator da própria pessoa que em muito pode para fazer do seu ano um sucesso ou fracasso. Não há dúvida que a maioria dos problemas que enfrentamos são criados por nós mesmos, por meio de nossas atitudes, ações e reações, e vale mencionar o egoísmo que frequentemente tem se alojado em nosso ser. Para ter um feliz e sucedido 2014, precisamos primeiro fazer um inventário de nossa pessoa e colocar em funcionamento um plano para corrigir o que está errado em nós. É historicamente correto dizer que os problemas que mais nos afetam não vêm de fora de nós, mas de dentro. Então, é melhor procurar corrigir nós mesmos antes de tentar mudar os outros para caberem dentro de um parâmetro que aleatoriamente estabelecemos para eles enquanto nós continuamos sendo a mesma pessoa, sempre achando que nós não precisamos mudar, mas os outros, sim.

          Nosso texto diz que devemos olhar firmemente para Jesus.  Por que, você pode perguntar. Bem, uma das razões é que Ele é o nosso exemplo, e por Seu exemplo devemos padronizar nossas vidas. Ele é perfeito, que O faz diferente do que qualquer pessoa terrestre e falha. Não podemos nos comparar aos nossos semelhantes, pois são todos falhos. Devemos olhar para Ele exclusivamente, pois Ele jamais muda, e neste mundo não há absolutamente nada estático. Tudo está sempre mudando, mas Ele é: "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre." (Hebreus 13:8) Tendo um exemplo que não muda facilita a tarefa de copiar o estilo de vida que Ele nos deixou.

          Devemos olhar firmemente para Ele, pois o momento e que tiramos os olhos Dele somos sujeitos de afundar nesta maré de mundanismo e vida devassa que nos cerca diariamente. Pedro é nosso exemplo nisto. Jesus tinha mandado seus discípulos retornar de barco para o lado oeste do Mar de Galiléia enquanto Ele permaneceu na margem leste. No meio da noite, uma tempestade os abateu no meio do mar. Eles remaram contra as ondas sem muito sucesso. Repentinamente aparece um vulto andando por cima das ondas, que posteriormente foi identificado como Jesus. Na dúvida Pedro desafiou o Senhor dizendo que se fosse Ele mesmo, que Ele o mandasse andar na água também. Convidado para descer do barco Pedro começou andar tranquilamente, contudo à medida que olhava para Jesus, mas quando tirou os olhos de Jesus, ele começou afundar.

          É assim em nosso andar espiritual. Vamos bem enquanto olhamos para Jesus, mas quando começamos olhar para a tempestade de iniquidade em volta, não há dúvida que vamos começar afundar. Olhe para Jesus firmemente, pois é a única maneira para atravessar as tempestades do ano de 2014 com sucesso.

Philip D. Walmer