>
 

Eu E O Ano Novo - 4

Número 4

 

            "... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:2)

            A incerteza do futuro poderia trazer terror para nossos corações. Sofreremos um acidente fatal? Contrairemos uma enfermidade terminal? Um ente querido virá a falecer? Perderei meu emprego e depois sofrer uma devassa financeira para a família? Os possíveis cenários são muitos e só pensar na possibilidade de um deles faz o coração tremer.

            Aí vem outra razão para "... olhar firmemente para o Autor e Consumador da fé..." Esta razão é que Jesus Cristo é a fonte da paz que necessitamos neste mundo no qual não há paz em lugar algum. Todos necessitam a paz e fora desta fonte inesgotável não há outra que pode proporcionar uma paz duradoura.

            Foi em 2002 que nós nos submetemos a uma colonoscopia de rotina. Saí do meu e aguardava o retorno da minha esposa do exame dela. Depois de uma demora prolongada, a médica veio conversar comigo e deu notícias nada agradáveis. Foi descoberto nela um pólipo grande e canceroso. Foi explicado que ela teria de sofrer uma cirurgia para remover esta malignidade. Sendo que estávamos para fazer uma viagem para assistir um evento importante nos EUA, disse que faria a cirurgia imediatamente na volta. Ela me disse em termos firmes que não faríamos a viagem, e imediatamente pegou o telefone e marcou baixa no hospital, de modo que fomos diretamente da clínica para o hospital. A cirurgia foi feito com urgência no dia seguinte. Apesar de ter perdido minha mãe do mesmo tipo de câncer anos atrás aos 47 anos de idade, posso testemunhar que em momento algum sentimos desespero, incerteza ou preocupação. Veio sobre nos uma tranquilidade divina, uma paz como Paulo explica em Filipenses 4:7: "... a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." Esta paz que vem a nós em cumprimento da promessa de Jesus em João 14:27 pode tomar conta de nossa mente e coração e assim afetar todo o nosso ser. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."

            Esta paz que vem diretamente de Deus para nossos corações não é a paz que o mundo pode proporcionar. A paz terrestre é passageira, e sujeito às circunstâncias externas, enquanto a paz de Cristo é interna e não precisa ser afetada por circunstâncias externas. Como em nosso caso onde havia amplas razões para nós nos preocuparmos profundamente, Cristo trouxe paz e tranquilidade que realmente passou do nosso próprio entendimento. Era algo divino.

            Pode ser que hoje você está passando por dificuldades que preocupam profundamente, ou que no decorrer do ano outras virão para abalar. Apesar disto posso lhe dizer de experiência própria que a paz de Cristo pode estar presente plenamente no meio de tudo. Jesus falou e a tempestade parou, o barco chegou repentinamente à praia, a filha do centurião foi curada, Lázaro foi ressuscitado... e a lista poderia continuar. Em tudo... olhe firmemente para Jesus.

Philip D. Walmer