>
 

Eu E O Ano Novo - 5

Número 5

 

            "... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:2)

            Não muito depois da descida do Espírito Santo em Atos capítulo dois, que promulgou a formação da Igreja Apostólica do primeiro século, iniciou-se uma perseguição de todos que estavam no "caminho". Esta perseguição foi particularmente forte contra os apóstolos e outros líderes da Igreja. Em Atos 6:8-15 a 7:60 o ministério curto de um dos primeiros diáconos é recordado. Ele era homem poderoso na Palavra e "fazia prodígios e grandes sinais entre o povo". Acusado falsamente de blasfêmia foi levado fora da cidade e apedrejado até a morte. No meio desta morte terrível e sofrida uma coisa me chama a atenção. Quando ele viu que a sua vida estava em perigo ele levantou a cabeça e olhou para o alto e viu o que acalmou seu coração e lhe deu coragem para os poucos minutos adiante: "Mas Estevão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus." (Atos 7:55-56)

          Sim, no momento em que estava sendo ameaçado com a perda da vida, ele "olhou firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..." Jesus deixou algo bem claro: "Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." (João 15:20) Com esta profecia tão claramente dita e demonstrada na vida dos seguidores de Cristo por estes mais de vinte séculos, estranho por que alguns ficam tão assustados com apenas algumas palavras de crítica lançadas contra os crentes de hoje. Apenas palavras! Alguém pode dizer que sofreu demais por servir a Cristo? Cumprem-se em nossas vidas as palavras de Hebreus 12:4: "Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue." Sendo que a perseguição até agora tem sido apenas palavras, por que é que tantos crentes se assustam e procuram esconder sua fé? Não era assim com os crentes dos primeiros séculos. E, não é assim com muitos crentes de hoje que em outras nações que estão sofrendo, derramando seu sangue e sendo mortos por sua fé.

          Estamos começando ver, no entanto, que os perseguidores da verdade estão se fortalecendo nas nações ocidentais, e talvez não seja muito no futuro que crentes em todo lugar serão até mortos pela fé que têm e expressam sem medo de perseguição e morte. Quando, não "se" chegar a este ponto, será necessários para todos erguerem seus olhos também e "... olhar firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..."

          Não há momento melhor para começar olhar firmemente para Jesus do que no início deste ano de 2014, pois algumas destas perseguições poderiam se iniciar neste ano. Vivemos numa época em que profecias estão se cumprindo rapidamente. A volta do Senhor está às portas! Olhe para o Autor e Consumador da sua fé.

Philip D. Walmer