>
 

Quais São Suas Prioridades? 2

 

Número 2

Leitura Bíblica: Mateus 6:6-15 e Lucas 11:1-13

 

            Imagine o tamanho de problema que ocorreria caso uma mulher casada levantasse de manhã e anunciasse ao seu esposo: "Sabe o que? Eu não falar com você hoje, e talvez não lhe  falo amanhã também, e verei depois se quero lhe falar." Pior que é, conheci um casal onde o marido passava dias e até semanas sem falar uma palavra sequer com seu cônjuge. Resultado? Divórcio. Poderia ocorrer outra coisa?

            Todos que estudam e lecionam acerca do relacionamento conjugal sabem que a ampla e boa comunicação é primordial quanto à preservação do relacionamento. Sem ela o casamento tem poucas chances de durar ao longo prazo. No entanto, é surpreendente quantos casais não têm desenvolvido esta arte essencial em seus relacionamentos conjugais.

            A Palavra de Deus refere-se a Deus como o noivo e a Igreja como a noiva. Em outras palavras deve haver uma comunicação entre eles em preparação para a vida futura. Apocalipse 19:9 fala acerca da Ceia de Bodas do Cordeiro, aludindo-se a união da Igreja com Jesus em um relacionamento permanente.

            A comunicação que deve haver entre a Igreja e Seu Noivo é a oração, que deve ser considerada como privilégio, pois é a humanidade conversando com a divindade. No entanto a falta de aproveitar esta via de comunicação é notável entre os que professam ser cristãos. Meu neto e sua noiva passam horas no telefone conversando, pois em trinta dias eles estarão diante do altar e seu pastor trocando as devidas promessas um com o outro enquanto se tornam esposo e esposa. Acredito que nem um nem outro consideram esta prática diária como algo pesado demais.

            Aí vem a pergunta. Por que é então que a maioria dos crentes acha pesado passar algum tempo conversando diariamente com Seu Noivo, Jesus? É que não existe aquele amor para com Ele? É fatigante demais, isto é, sem qualquer prazer? Qual poderia ser o motivo desta falta de conversação com Aquele com que alega quer passar a eternidade? Poderia um homem ou uma mulher realmente crer que o outro quer passar o resto da vida junto, quando durante o período de noivado não conseguem conversar? Será que Deus realmente crê que você quer passar a eternidade com Ele quando durante sua vida terrestre simplesmente não acha tempo para orar ou ignora este privilégio?

            Você se lembra da frase de ontem? "Suas prioridades determinarão seu destino." Você realmente quer ir para a Cidade Celestial? Quer? Como explica, então que passa dias, semanas ou até meses que não tem uma conversa particular com o Dono da Cidade, a não ser que ocorre um desafio urgente ou necessidade aguda pela qual necessita o auxílio Dele. A oração é prioridade na sua vida? Caso não eu acho que deve se tornar prioridade o quanto antes, pois seu destino eterno depende da comunicação com Seu Noivo.

            Nota as palavras de Jesus em Lucas 11:1: "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer..." Esta passagem diz que orar é um dever. Diz também que deve ser praticado sempre. Igualmente, diz que deve ser praticada sem esmorecer (tornar sem ânimo, sem forças, enfraquecer, afrouxar, tornar sem entusiasmo, perder sentidos, desmaiar, diminuir de intensidade, ficar moribundo). Ai dá para entender que Deus quer ouvir da gente, da Sua Noiva, e não quer ver a oração se tornar como a definição da palavra esmorecer. Deus quer ouvir orações sinceras, intensas e vivas da Sua Noiva.

Philip D. Walmer