>
 

Filhos EletrĂ´nicos

As pessoas que participaram do meu ministério ao longo de quase quatro décadas entre o povo brasileiro, sabem que eu sempre tomei um posicionamento contra o uso indiscriminado de televisão no lar, e particularmente nos lares cristãos onde havia crianças, adolescentes e jovens. Minha esposa e eu dávamos exemplo, pois não tínhamos televisão em nosso lar, e continuamos sem ele até o dia de hoje, e não faz falta. Sempre achei que a televisão, por apresentar conteúdo de moral questionável teria um efeito nocivo na vida destes seres nas suas fases de crescimento, período no qual são facilmente impressionados, tendo suas mentes sujeitas às sugestões subliminais à vida imoral e inaceitável a Deus. Se não bastasse o convívio no mundo, na escola e em outros ambientes onde a imoralidade é promovida abertamente, quase todos tem cedido à pressão do mundo para conformidade, como a ausência de televisão no lar seria privar a família de entretenimento essencial para seu desenvolvimento social. 

Pastor David Reynolds, que já ministrou no Brasil por várias vezes e que escreve artigos mensalmente de interesse para os pais, preparou o artigo abaixo, usando estatísticas de outras fontes. Estas estatísticas representam o que acontece na sociedade norte americana, mas acredito que não foge muito da realidade no Brasil, podendo, talvez, haver uma diferença apenas do número de aparelhos de televisão no lar devido a um poder aquisitivo aquém dos lares americanos.

Eu tomei conhecimento recentemente de outra estatística assustadora que me parece estar igualmente acontecendo no Brasil, como nos EUA. Este levantamento constatou que as igrejas estão perdendo de 60% a 70% dos seus jovens (filhos de pais crentes) de volta para o mundo. Isto não deveria acontecer. No entanto, onde existe a ausência dos pais no lar devido ao fato que ambos trabalham fora dele, assim privando os filhos de educação cristã no lar por falta de tempo, e onde a televisão se tornou o educador principal; isto não deveria surpreender ninguém.

Infelizmente a maior fonte de vida torpe foi posta dentro do próprio lar e influencia de forma negativa os filhos de pais crentes. Eles são condicionados a pensar que sexo precoce e fora de casamento é aceitável, trair o cônjuge é algo que todos fazem; que roubar, mentir, vingar-se, iludir outros e até matar são todos comportamento aceitável e praticado por todos. E, ainda que não pratiquem estas coisas, as mentes são condicionadas para aceitar tudo isto como normal, que a violência é normal e que tudo isto faz parte de uma sociedade em desenvolvimento.

Apenas lhe peço para ler a matéria abaixo, contemplando os fatos e determinando o que você, como pai ou mãe, fará para conservar sua família nos caminhos de justiça e vida eterna.

 


01 de dezembro de 2014 - David Reynolds

"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes." (II Timóteo 3:1-5)

 

lguma vez você já perguntou para si mesmo por que as nossas escolas, nossas famílias e nossa nação estão em declínio moral? Algum tempo atrás eu recebi um panfleto chamado "Unplugged" (Desligado). As estatísticas* são tão interessantes e reveladoras que determinei passar algumas delas para você.

 

* Elaboração: TV-Free America, 1611 Connecticut Ave., NW-Suite 3A. Washington, DC 20009

♦  Número de minutos por semana que os pais participam em conversas significativas e instrutivas com seus filhos: 38,5 minutos.

♦  Número de minutos por semana que as crianças em média assistem a televisão: 1.680 minutos.

♦  99% dos lares têm televisão.

♦  66% têm 3 ou mais televisores em casa.

♦  66% assistem televisão enquanto come as refeições.

♦  Número de horas por dia que a televisão está ligada em uma casa: 6 horas e 45 minutos.

♦  Número de vídeos alugados diáriamente: 6 milhões. [2.2 bilhões por ano]

♦  70% das creches usa televisão e vídeos durante o dia.

♦  73% dos pais gostariam de limitar o tempo que seus filhos assistem a televisão.

♦  54% das crianças entre 4 - 6 anos de idade, quando perguntado, preferiram assistir a televisão antes de passar o tempo com seus pais.

♦  54% das crianças americanas têm um aparelho de televisão em seu quarto. [Isto significa o uso indiscriminado da televisão, sem controle e orientação dos pais. Que perigo!]

♦  Número, em média de assassinatos vistos por uma criança americana até terminar o ensino fundamental: 8.000.

♦  Número de atos violentos visto na televisão até completar 18 anos de idade: 200.000.

♦  79% dos americanos acreditam que a televisão faz com que há caos na vida real.

♦  As chances de que uma mãe americana exige que seus filhos fazem a lição de casa antes de assistir a a televisão: 1 em cada 12 pais.

 

Adicione a isso a disponibilidade de computadores pessoais, tablets e smartphones. Onde está o tempo para um relacionamento pessoal com o seu Deus e com a sua família? Onde é que nossos filhos estão recebendo sua bússola moral para a vida? Já delegamos esta tarefa às escolas públicas? Quem está diligentemente ensinando seus filhos? Quem está falando com eles quando eles se sentam em sua casa, quando eles andam pelo caminho, e quando eles se deitam, e quando se levantam de manhã? [Deuteronômio 6:6-7] Você está mesmo comendo, caminhando e conversando juntos com  seus filhos?

Preciso dizer mais?

No texto acima, eu usei um pouco de liberdade no traduzir, usando expressões mais bem entendidas na língua portuguesa. As partes em cochetes foram acresentadas por mim mesmo para melhor apresentar a matéria. Philip D. Walmer