>
 

Não Tenha Medo - Não Temais

 

          Estamos nos aproximando rapidamente da época de Natal e ano novo. É um momento de todos os tipos de atividades; banquetes, festas e festas de todos os tipos. Espero que enquanto nos movemos através desta temporada do ano que não perdemos o nosso foco para a razão para esta temporada.

          Jesus nos disse para lembrar sua morte, sepultamento e ressurreição, mas nunca o Seu nascimento, mas desejamos de relembrar sua vinda e, particularmente, alguns dos acontecimentos daquela primeira noite. Ao refletir sobre este nos últimos dias, a minha atenção foi atraída para as duas palavras do título desta mensagem ... não tenha medo!

          Há muitas coisas que podem trazer medo e até terror aos nossos corações ... talvez o som de arma de fogo em nosso bairro ou talvez essa chamada do consultório do médico pedindo para você voltar para nova consulta após alguns exames. Um telefonema tarde da noite pode causar medo em seu coração. Talvez uma noite o toque da campainha da porta, e especialmente se você tem adolescentes que poderiam estar fora, um pouco tarde.

         Há tantas coisas que podem trazer ao coração medo constrição dos corações ou quase ninguém. A questão é se nós, que afirmamos a fé em nosso grande Deus temos realmente colocado a nossa fé e confiança nele. Quando tudo está indo bem, quando estamos na casa de Senhor na adoração profunda, parece que nada, absolutamente nada poderia perturbar ou destruir nossa confiança em Deus.

           Tal como aconteceu com Jó, até as crianças mais eretas e fiéis de Deus podem estar sob tremenda pressão das ameaças, doenças, desastres e perseguição simplesmente. A força e resistência de uma cadeia não é conhecido ao ser armazenado na caixa de sua garagem. Não é até que ele posta à prova que você vai descobrir a sua verdadeira força. Assim é com a nossa fé cristã.

           Ele deve ser testado e provado. Isto não é para provar algo a Deus ou a outras pessoas, mas que você mesmo pode saber a resiliência da sua fé. Se você deve achar que é fraco, então você deve, sim deve, fazer aquelas coisas que irão fortalecer a sua fé. Esta é uma das razões que têm estimulado o Centro Life Church para embarcar em um programa de leitura da Bíblia consistente. Nossa fé não pode ser lugar nas coisas e nas pessoas, mas deve estar na infalível Palavra de Deus. Nossa fé só pode ser forte como lemos, acredite e teste as promessas de Deus. É tão importante que estamos testando as promessas de Deus para nós mesmos.

           Eu sempre hesitei em fazer referência às nossas experiências pessoais, mas essas experiências que conhecemos melhor. Uma experiência de alguns anos atrás, foi uma grande prova de nossa confiança em Deus. Minha esposa entrou em uma clínica para o que era para ser uma colonoscopia de rotina. Eu esperei por ela na sala de espera. Ela parecia estar levando mais tempo do que o habitual e quem saiu não era minha esposa, mas o médico. Fui informado de que um muito grande, pólipos cancerosos tinham sido descobertos durante o exame. Por favor, coloque isso no contexto que eu perdi minha mãe para o câncer de cólon aos 47 anos de idade.

           Linda e eu fomos informados de que ela teria que se submeter a uma cirurgia para examinar melhor e talvez remover uma parte de sua trilha intestinal. Eu disse que tudo bem, vamos fazer o que só assim que retornarmos de uma viagem já planejada de volta para os Estados Unidos. O médico informou-me que não estaria indo, pegou o telefone e arranjou para ela ir diretamente da clínica para o hospital.

            Apesar da história da minha família, a perda de uma avó ao câncer, uma irmã para o câncer, um irmão diagnosticado recentemente com câncer terminal, posso dizer honestamente que o diagnóstico recente da minha esposa com câncer de novo, não foi um fator que totalmente interrompido nosso bem-estar emocional. Por quê? Porque a nossa fé não foi colocada em homens, apesar de serem profissionais, e não particularmente no tratamento que recebeu Linda, mas em Deus e Suas promessas infalíveis foram recebidos os resultados desejados.

           No início do meu estudo destas duas palavras: "Não temas", descobri que elas são encontradas nada menos do que 169 vezes juntos nas Escrituras. Chegamos à conclusão, então, que Deus quer nos fazer entender que, se tivermos verdadeira, sincera (sincera verdadeira, real,) fé nEle que não temos nenhuma razão para temer; que Ele é capaz e disposto nos ajudar em nosso tempo de necessidade. "Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível." (Mateus 19:26) Esta é a Escritura. Não acreditamos que é isso? Realmente acredita nisso? Ou é apenas uma frase de bom som que a gente gosta de repetir, mas realmente não acredito que quando o teste da nossa fé vem.

            Vejamos algumas passagens em que são utilizadas essas duas palavras poderosas:

           Para José, que enfrentou um grande dilema; uma noiva grávida no contexto da sociedade em que dia, uma mensagem que era para impactar sua vida e a dela. Qual foi a mensagem? Ouça! (Mateus 1:20) "Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo." Nunca devemos ter medo de colocar nossas vidas nas mãos de Deus, não tenha medo de permitir que Ele opere Sua vontade em nossas vidas, independentemente das consequências, vergonha ou reprovação que podemos sofrer, para o Seu propósito divino será realizado em e através de nossas vidas.

           Para Maria veio um anjo com uma palavra que iria mudar sua vida para sempre, mas era também para trazer sua vergonha no contexto daquele dia. Ouça mais uma vez as palavras de emissário enviado de Deus: (Lucas 1:30) "Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus."

           Para os pastores atingidos com medo com a visão de ser angelical aparecendo-lhes em uma encosta na Judéia no meio da noite veio uma mensagem importante. (Lucas 2:10) "O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:" Qualquer um de nós teria sentido medo ao aparecimento súbito de ser angelical que sai do céu escuro da noite. "Não tenha medo!" "Não temais!"

            Tal como acontece com as mulheres que foram para ungir o corpo de Jesus e não encontraram-no, podemos chegar a lugares em nossas vidas onde Jesus parece perdido para nós. Parece que não podemos encontrá-Lo, mas nesses momentos que podemos receber uma palavra do céu como essas mulheres fizeram: (Mateus 28:5) "Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado." Jesus está vivo e sua promessa é verdadeira: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20)

            Para Paulo, no meio de uma tempestade horrível vieram as palavras que ele mais precisava e desejava ouvir. Ele repete esta mensagem para seus companheiros de viagem para incentivá-los também. (Atos 27:23-24) "Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo."

            Há alguns aqui que não estão apreciando os preparativos para o Natal. Você pode ter perdido um cônjuge, um filho ou alguém que era caro a você. Alguns têm os membros da família que moram longe e não será capaz de ficar com você para este fim da celebração do ano. Eu tenho uma palavra para você hoje à noite; uma palavra que foi dada em primeiro lugar a Josué. Tome esta palavra em seu coração esta noite ... Não tenha medo, tenha coragem, seja forte nas promessas de Deus. "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.". (Josué 1:9)

 

            A primeira igreja do século suportou tamanha perseguição horrível. Centenas ou talvez milhares tivessem suas vidas tomada deles por causa de sua fé em Jesus Cristo. Concluo com este verso poderoso de Hebreus 13:6: "Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?"

            Vamos entrar e fazer uma oração de reafirmação da nossa fé em Jesus Cristo e Suas promessas infalíveis. Ele deseja que e quer ver-nos totalmente comprometido com a crença Nele.

Philip D. Walmer