>
 

Uma Grande Luz

 

            "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz." (Isaias 9:2)

            Por volta de 750 anos antes do nascimento de Jesus, Isaias, pelo poder do Espírito Santo, previu o dia em que Jesus, A Luz do Mundo, viria para iluminar o caminho do homem para Deus. Mateus, enquanto escrevia sua narrativa do ministério de Jesus, reconheceu este fato, recordando as palavras de Isaias em Mateus 4:16: "O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."

            João declarou que João Batista não era a luz, mas veio para testificar da luz. (João 1:7) Posteriormente, Jesus declarou em João 8:12: "... Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." O uso do artigo definido "a" em "a luz da vida" indica claramente que Jesus é a única luz verdadeira do mundo. Não importa quantos supostos profetas, pastores, ou outros supostos líderes religiosos vem falando coisas bonitas, eles não são a verdadeira luz que os homens necessitam. Estes homens falam de si mesmos ou copiam coisas que vem do único Deus verdadeiro e Seu Filho Unigênito (não único).

            Quando Jesus apareceu como a verdadeira luz Ele foi rejeitado. Ele explica a razão por isso em João 3:19: "O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más." Desde aqueles dias nada mudou. A luz ainda é odiada, pois sem voz ou declaração qualquer, revela o coração maléfico do homem. Infelizmente poucos são os homens que gostam de ter o intento e as obras dos seus corações revelados. A luz não é a culpada, mas apenas faz o seu trabalho.  João 1:9 declara que esta luz é a única luz verdadeira. Declara ainda que é esta que ilumina todo homem.

            Sendo que todos os homens são igualmente iluminados, todos têm a mesma oportunidade de seguir num caminho iluminado ou continuar a andar nas trevas. Lamentavelmente a grande maioria escolhe as trevas que hoje parece ser uma boa escolha, pois assim a pessoa tem todos os prazeres do mundo e da carne. O problema vem no fim da vida quando estes, que tropeçaram a vida toda nas trevas, caem pelo precipício da perdição eterna. Veja o que Jesus disse em João 11:9-10: "... Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz."

            Neste versículo dois problemas são apresentados: 1) O mundo não está como fosse na luz do dia, pois jaz no maligno, nas trevas, e não tem o caminho verdadeiro revelado, e 2) no homem mesmo na há luz. Eis, a grande razão porque o homem necessita tanto de Jesus, A Luz do Mundo. Tendo esta luz que só Jesus pode providenciar, deixando com que Ele realmente ilumina o caminho, e andando fielmente neste caminho iluminado, proporcionará para o seguidor um fim de vida feliz e cheia de esperança no único que prometeu e pode cumprir a palavra para dar a vida eterna. Não há como herdar (adquirir) a vida eterna fora de Jesus, pois Ele é o único que consegue iluminar o caminho que leva a cidade celestial.

            Jesus não foi seletivo, isto é, Ele não veio para dar luz para alguns e deixar outros nas trevas, mas providenciou luz liberalmente e gratuitamente para todos. "Eu vim como luz para o mundo [inteiro], a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12:46) Nunca foi e não é a vontade de nosso Pai celestial que os homens permaneçam nas trevas. Ele não quer que ninguém caia pelo precipício da perdição, mas que todos sejam salvos. "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para conosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." (II Pedro 3:9)

            A grande tragédia é o que Paulo expressa em II Coríntios 4:3-4: "Mas se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século [o diabo] cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." O homem precisa escapar de sua cegueira, necessita de salvação, e disto não há dúvida. Mas para alcançar esta salvação ele tem que almejar ser salvo e como o cego Bartimeu, bradar: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! ...Mestre, que eu torne a ver." (Marcos 10:46)

            Meu amigo leitor, enquanto termino de escrever esta mensagem estou chorando, pois me recordo de tantos que necessitam desta luz, que precisam almejar parar de tropeçar pelo mundo, que precisam mais do que qualquer coisa andar na gloriosa luz do Evangelho. Peço a Deus que neste instante você possa ler esta mensagem e sentir um desejo ardente no seu coração para não mais andar tropeçando nas trevas deste mundo. Que Deus ouça minha oração por você.

            Philip D. Walmer