>
 

Celebrando Natal

 

            Não são poucas as críticas que recebi ao longo dos anos de pessoas que consideram a celebração de Natal, isto é, o nascimento de Jesus como observar um dia pagão. Qualquer estudante da Palavra de Deus, bem como história secular, entende perfeitamente que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. No entanto, era esta data que foi escolhida por cristãos séculos atrás para celebrar o nascimento de Jesus. Acontece que a data realmente foi um dia pagão. Mas para os escravos, muitos quais se converteram e serviam fielmente ao Senhor, era este dia o único do ano que eles tinham livre. Em vez de fazer algo exclusivamente para eles mesmos, abriram mão de atividades próprias e usaram o dia para celebrar a vinda do Salvador deles. Foi justamente por esta razão que o dia se tornou data de celebração da vinda de Jesus.

            Reconheço que Jesus jamais nos ordenou para celebrar seu nascimento, porém sua morte, sepultamento e ressurreição. Mas, ao contemplar os eventos em volta do nascimento de Jesus, vi que o próprio Deus celebrou o dia com grandes demonstrações. Quais? Permita que eu elabore um pouco acerca deste assunto, pois ao celebrar o nascimento de Jesus, ainda que seja em data anteriormente pagã, eu não me torno pagão por reviver aquele dia em celebração da vinda de Jesus.

            Naquela noite em que Jesus nasceu havia gozo nos céus em maior grandeza do que na terra, pois todos os seres celestiais compreendiam a razão desta encarnação. Agora haveria meios para o ser humano ser salvo.

            O nascimento do Rei da Glória não foi anunciado entre reis terrestres, governadores e outros líderes seculares na terra. Mas foi anunciado a uns simples pastores que cuidavam seus rebanhos nas redondezas de Belém. De repente um anjo do Senhor apareceu em um grande clarão, assustando estes homens, contudo entregava uma mensagem de grande alegria. "O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem." (Lucas 2:10-14)

            Espero que você, amado leitor, entende que este dia foi tão importante para Deus que Ele enviou uma multidão, não poucos anjos, mas uma multidão para celebrar este grande acontecimento. Sendo que foi lícito para estes anjos celebrar a vinda do Salvador não pode ser errado para nós celebrar verdadeiramente a vinda Dele.

            Também naquela noite, Deus criou uma nova estrela, muito brilhosa, que chamou a atenção de uns reis, aliás, estudiosos no oriente. Em seguido eles embarcaram em uma viagem que levaria até dois anos para poder chegar a Belém para visitar Jesus na casa onde habitava com sua mãe Maria e José. Estes trouxeram presentes de grande valor e adoram a Jesus ainda na sua infância. "Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mateus 2:9-11)

            É errado celebra a vinda de Jesus? Sendo que Deus colocou anjos, magos, pastores e outros para celebrar este nascimento, bem como Ananias e Ana para se regozijarem com este grande evento, não acho errado para nós também celebrar a vinda de Quem veio para nos salvar.

Philip D. Walmer