>
 

Uma Jornada Extensa

 

Leitura Bíblica: Mateus 2:1-12

 

            "Tendo Jesus nascido em Belém a da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém... Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mateus 2:1 e 11)

            Tenho contemplado muitas vezes esta curta história dos magos que foram visitar Jesus em Belém. Esta visita não ocorreu na noite do nascimento de Jesus. Deduzimos que a estrela que estes estudiosos viram no céu apareceu na noite em que Jesus nasceu. No entanto, se torna óbvio que até dois anos passaram antes deles chegarem a Belém. Em primeiro lugar, Jesus e Maria não estavam mais no estábulo que guardava animais, contudo em uma casa. (v. 11) Outro indício é que quando Herodes mandou matar os meninos inocentes em Belém e nas redondezas, a ordem era de matar todos de dois anos para baixo. Nestas alturas da sua vida, Jesus estava caminhando e provavelmente falando. A visita destes magos, e o não retorno para avisar Herodes provocou a matança dos inocentes profetizado em Jeremias 31:15: "Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem." Eventos como este marcaram o nascimento deste Rei da Glória que veio irreconhecível por não ter nascido no luxo de palácios.

            Supõe-se que haviam apenas três magos devido ao fato da Bíblia mencionar apenas três, tipos de presentes, mas provavelmente havia mais, pois era muito perigoso para caravanas pequenas viajarem através das grandes distâncias percorridas. Estas distâncias e o tempo corrido na preparação da viagem, bem como o tempo de viagem, me chama muito a atenção. Eles viajaram esperando encontrar um rei, e realmente o encontraram, e apesar de não o encontrar em situação de nascimento de realeza, entraram na casa onde Jesus se encontrava e diante de um menino de aproximadamente dois anos, estes homens, bem de vida, magos, estudiosos e considerados como sábios na sua terra, se prostraram em adoração.

            Quase dois anos passaram enquanto eles seguiam a estrela milagrosamente criada por Deus para este evento. Dois anos sofrendo o calor de desertos, o frio do inverno e das montanhas, talvez tempestades de areia, perigos de salteadores, entre outros perigos numerosos demais para contemplar. Todo este esforço e gasto eram para achar o Rei.

            Meu amigo leitor, o que você está disposto para gastar a fim de poder achar este Rei Eterno? Estes magos gastaram valores consideráveis na viagem. Além disto, não vieram esperando receber algo deste novo Rei, pois já sabiam que ele ainda era um recém-nascido. Eles trouxeram presentes de valores elevadíssimos, e não trapos e restos que eles não queriam mais. Nestes tempos muitos só chegam a Jesus esperando que Ele dê algo para enriquecer suas vidas terrestres.

            Amigo, se você se prostrar diante deste Rei da Glória e entregar para Ele sua vida pecaminosa, faltosa, vazia e sem esperança, Ele está pronto para lhe dar vida eterna. É provável que ainda sofra, pois este caminho não é popular, mas com certeza levará à vida eterna. Não se espanta, não desiste, pois poderá em breve prostrar-se diante de Quem há de estabelecer um reino eterno, do qual você pode participar. Faça o sacrifício de servir a Deus agora, pois a recompensa da sua fidelidade em breve virá.

Philip D. Walmer