>
 

Não Se Despreza

 

            "Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor." (Lucas 2:8-9)

            O nascimento de Jesus ocorreu de uma maneira muito imperceptível. Reis e governadores não foram alertados, nem avisados. Os grandes líderes e quase todos os religiosos ficaram fora dos acontecimentos deste evento que transformaria o mundo. Mas, para uns pastores nos campos da Judéia Deus resolveu revelar o que seria o maior evento do mundo até aquele dia. Estes homens sem um nível elevado de estudos, provavelmente pobres, foram agraciados com as notícias do nascimento do Messias, quem seria o Salvador do mundo.

            Muitas pessoas nos dias de hoje tendem desprezar a si mesmas, calculando que devido a falta de estudo mais elevado, por ser pobre, por não nascer de família ilustre, que jamais haveria lugar para elas no Reino de Deus. Deus, evidentemente quis mostrar que Ele importava com pessoas que normalmente seriam desprezadas pela sociedade. Nota bem as palavras do versículo dez. "O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor." A mensagem de boas novas, do nascimento de Cristo, o Messias, era noticia boa para todo o povo, não para um grupo especialmente escolhido. Assim lembramos as palavras de Jesus a Nicodemos em João 3:16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Assim entendemos que a salvação providenciado por Jesus Cristo é para todos. Ninguém precisa ficar fora. Para uma grande multidão representando muitas nações e várias línguas diferentes no Dia de Pentecostes, Pedro declarou estas palavras: "Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar." (Atos 2:39)

            Considerando ainda os que Deus chamou para serem Seus discípulos e futuramente fazer parte do Seu ministério ao mundo, não pode contar nenhum de nascimento ilustre, nem de nível elevado de estudo até a chamada de homens como Paulo e Apolo. Foram apenas pescadores que futuramente seriam desprezados pela classe religiosa de Israel. (Atos 4:13)

            Veja os dois versículos a seguir: "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento..." (I Coríntios 1:25-26)

            E ainda este de II Coríntios 1:12: "Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco."

             Não se despreza, querido irmão, pois Deus lhe quer no Seu Reino.

Philip D. Walmer