>
 

Deus Amou

 

            "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, o e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus." (João 3:16-21)

            Sei que não é um texto normal de usar na época de Natal, mas na realidade é provavelmente um texto que deve ser lembrado justamente nesta época, pois foi o grande amor de Deus que fez com que o Único Deus do céu e da terra se vestisse (encarnasse) com carne para poder vir ao mundo para servir de Salvador dos moradores deste globo pendurado no meio deste grande e imenso espaço que chamamos o céu.

            Imagine, Deus olhou para este mundo onde se praticava todo tipo de depravação, onde o verdadeiro Deus era ignorado e descartado em favor de deuses feitos com as mãos dos homens, onde todo tipo de imoralidade era praticado, onde crimes inúmeros eram o cotidiano de todos os seres do mundo, e resolveu providenciar um meio de salvação em vez de destruí-los, como fez na era de Noé.

            Que maravilha! Que amor que transpõe qualquer nível de amor conhecido pelos homens. Deus viu todos os pecados praticados pelos seres humanos, e ainda os amou. Creio que este amor, este nível de amor jamais pode ser compreendido pelos homens, pois o homem não tem a capacidade de amar desta maneira. Deus viu os assassinos, ladrões, estupradores, adúlteros, fornicadores, lésbicas, homossexuais, mentirosos e todos os demais que praticavam toda espécie de pecado e maldade, mas os amou e os quis salvar dos seus pecados.

            Ele não deixou nenhum por fora deste amor. Nota em II Pedro 3:9 o que é a vontade de Deus: "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." Nota que Ele cumprirá a promessa de julgamento sobre o pecado, contudo, Ele é longânimo, não quer que nenhum pereça e que todos cheguem ao arrependimento."

            Paulo tinha uma ampla visão do dom de Deus para com os homens quando declarou: "Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos." (Romanos 3:10-18) Mas ele fala da grande promessa de Deus para os homens apesar destes grandes delitos e maldades: "... porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23)

            Não jamais se esquece de que Jesus Cristo veio para salvar dos pecados e não nos pecados!

Philip D. Walmer