>
 

Profundamente Preocupado

 

Profundamente Preocupado

Número 2

 

                Tratei ontem de escrever apenas um pouco acerca da grande e profunda preocupação de Deus para com os homens perdidos. "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus..." (Romanos 3:23) Você tem um pastor que prega a Palavra de Deus para você? Isto é indício que Deus se preocupa com você e sua salvação, pois chamou este homem para servir de porta voz Dele para você e os demais que assistem os cultos. Jovem, você tem pais que oram por você e sua salvação? Isto é outro indício que Deus está preocupado com sua salvação e moveu sobre os corações dos seus pais, ou outros, para orar em favor da sua salvação. Tem professores bíblicos, conselheiros e anciões que lhe ensinam e falam da Palavra de Deus, que procuram acrescentar algo a sua vida que resultará na sua salvação? "Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros." (Hebreus 13:17)

            Sei que alguns olham para os ministros no púlpito com grande inveja. E, pode ser com razão em alguns casos, pois existem ministros que exercem a função meramente como profissional e pela popularidade e prestígio que acumulam. Mas, para aquele que é pastor de verdade, as coisas não andam assim tão fácil. Alguns passam horas em oração e mais horas preparando suas mensagens e estudos bíblicos, simplesmente porque estão profundamente preocupados com as almas da sua cidade. Tudo isto ele faz se for um pastor que cuida do seu rebanho pela direção do Espírito Santo e não meramente por sua personalidade, carisma e inteligência. Ele passa dias e noites em claro procurando da melhor forma possível ter sucesso nos trabalhos a ele confiado. O apóstolo Paulo era um homem totalmente dedicado ao seu ministério, foco do qual foi sempre a salvação das almas e jamais seu próprio bem estar. "Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo." (II Coríntios 6:4-10) O pastor que realmente se preocupa com as almas da mesma forma que Paulo se preocupou, sofrerá para poder ganhar e manter as almas salvas. É provável que seu pastor não sofra as perseguições físicas, mas se ele é pastor de verdade, ele sofre em seu favor e você deve dar graças a Deus por ele e procurar valorizar seus esforços em seu favor, pois assim ele demonstra que está preocupado com sua alma.

            Em II Coríntios 11:27 Paulo fala um pouco dos seus trabalhos, da sua profunda preocupação com as almas, ministério que ele aprendeu e copiou do seu Mestre, Jesus Cristo. "... em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez." Deve dar graças a Deus por quem se preocupa com sua alma, seja O Próprio Jesus Cristo ou o pastor que lidera a congregação onde frequenta os culto e ser obediente, pois assim poderá salvar sua alma.

Philip D. Walmer