>
 

Profundamente Preocupado 3

 

Profundamente Preocupado

Número 3

 

          O mundo de hoje realmente jaz no maligno. Muitos cristãos não encaram a situação espiritual assim, pois também estão gostando de participar das atividades e prazeres que estimulam as paixões da carne. Mas, a verdade é que o mundo está cada vez mais perdido. O pior de tudo isto é que de certa maneira a dita igreja está cúmplice disto. O leitor poderia pensar que estou sendo duro e crítico demais. Contudo, vejo que o ministério para muitos se tornou uma profissão e não uma chamada. Alguns podem lhe dizer quando decidiram entrar no ministério e como se prepararam para tal profissão, mas não podem indicar nem época, nem lugar e nem relatar detalhadamente a profunda esperiência espiritual que receberam durante uma essencial e divina chamada. Todos os apóstolos foram pessoalmente chamados pelo Senhor, inclusive, Paulo, que relatou tão nitidamente a sua chamada.

          Estes que estão no ministério meramente por motivos alheios ao ministério espiritual, que não se preocupam com o bem estar das almas, abandoná-las-ão por qualquer banalidade. Jesus falou destes em João 10:12-13: "O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas."

          Paulo elabora em detalhes na passagem bíblica que segue, muitos por menores acerca do ministério que recebeu do Senhor "... Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame? (II Coríntios 11:23-29)

          Se você é ministro e veio ao ministério pensando em vida fácil, em fama, prestígio e etc., você se iludiu, pois o verdadeiro ministério não é assim. Seria melhor e mais seguro para o rebanho se você entregasse o rebanho aos cuidados de quem realmente tem chamada de Deus para exercer o ministério.

          Se você for membro de uma congregação, e sente que seu pastor é mais mercenário que pastor de verdade; ore para que Deus o mude, ou reponha quem vai cuidar bem o rebanho do Senhor. O mundo, bem como as congregações necessitam nestes dias homens e mulheres que têm uma chamada divina e que levam nos seus coraçãos uma preocupação profunda para com as almas perdidas, para com as almas que estão prestes para se desviarem e a congregação em geral. Este esforço em oração você deve a si mesmo, a sua família e aos demais membros da igreja, bem como os perdidos de fora.

Philip D. Walmer