>
 

Profundamente Preocupado 4

Número 4

 

            Escrevi em três devocionais anteriores acerca da profunda preocupação de Deus para com a Sua criação perdida, que jazia no pecado e andava desgarrada do Seu Criador. Também escrevi duramente acerca de homens e mulheres que ocupam lugares no ministério, contudo, não têm uma profunda preocupação com as almas, que ocupam o ministério em benefício próprio, que fogem de sofrimento, que não andam nos passos de Jesus e nem seguem o exemplo dos apóstolos, entre outros que deram tudo para servir e agradar a Deus. O ministério é algo seriíssimo, e nunca se deve entrar nele levianamente. Todos devem se lembrar de que o dia virá e que terão de prestar contas a Deus. Para alguns há de ser um dia de grande alegria, mas para outros será de grande tristeza, pois não cumpriram cabalmente o seu ministério.

            Apesar de necessitar o ministério quíntuplo que Deus estabeleceu na Igreja, cada pessoa precisa compreender que ela é responsável por si mesmo. No Dia de Pentecostes Pedro pregou para a multidão e usou este termo: "Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40)  Ele tinha pregado, entregado a mensagem de salvação e agora a decisão de fazer o certo estava com cada pessoa. Sei que existem ministros que não cumprem cabalmente o ministério, mas isto não isenta nenhuma pessoa da sua responsabilidade para com o Evangelho. Mais tarde Paulo diria em I Coríntios 11:28: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." Paulo fala novamente no mesmo tom em II Coríntios 13:5: "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." Isto me leva a fazer a seguinte pergunta:

            Você está profundamente preocupado com sua própria alma? O que você faz para comprovar que é, assim, profundamente preocupado com a sua própria salvação? Fique sabendo que quando se apresentar diante de Deus para prestar contas, não poderá jamais culpar outros pela falta que será achado em você, de não ter aproveitado o dia da visitação de Deus para você. Sim, o que você está fazendo para provar a Deus que está profundamente preocupado com sua própria salvação?

            Uma pessoa realmente profundamente preocupada com sua salvação jamais terá o costume de faltar cultos e de se congregar com pessoas da mesma fé para adorar a Deus e ouvir a pregação da Palavra. Veja a admoestação do escritor de Hebreus: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25)

            Uma pessoa preocupada com sua salvação será sempre fiel com seus dízimos e ofertas, pois ao procurar entrar no eterno Reino de Deus não ariscar de ser: "Tequel: Pesado foste na balança e achado em falta." (Daniel 5:25)

            Uma pessoa que deseja mesmo ser salva não ignora a leitura da Palavra de Deus e guarda sempre no coração. Depois dos seus grandes e condenáveis pecados Davi mudou o rumo da sua vida e escreveu o seguinte: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11)

            Qualquer pessoa que realmente ama ao Senhor sempre almejará conversar com Ele para saber qual é a vontade Dele. Esta conversa bilateral com Deus chama-se oração. Jesus deu uma parábola em termos claros termos em Lucas 18:1: "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer..."

              Paulo escreveu semelhantemente em I Tessalonicenses 5:17: " Orai sem cessar."

Philip D. Walmer