>
 

Aniversário de Quem?

 

            Amanhã nós estaremos celebrando um aniversário. É muito importante sabe de quem é o aniversário. Quem é o aniversariante. No caso de qualquer aniversário celebrado para poder levar o presente correto é necessário saber se é homem ou mulher, jovem ou criança, além de outros por menores também importantes.

            Apesar de saber que o dia 25 de dezembro não é a data atual do nascimento de Jesus, é esta data que foi escolhido para celebrar a vinda de quem realmente mudou o rumo do mundo inteiro. Não importa quem escolheu esta data, pois o importante é lembrar a vinda de Quem se tornou o Salvador de milhões através destes dois milênios que passaram desde aquela noite memorial.

            O triste é que muitos não se lembram da razão da estação. Em vez de "Feliz Natal", a saudação frequentemente é "Boas Festas". O aniversariante é totalmente esquecido enquanto os seres humanos se envolvem em comidas, churrascos, bebedeiras, presentes para um e outro, e etc. e etc. É triste que o ser mais importante para ser lembrado nesta data é propositalmente ignorado ou menos esquecido. Isto me faz recordar de uma história que li muitos anos atrás e nunca esqueci.

            Um rapaz saiu de casa para ir a uma cidade grande onde estudaria na universidade. Ele arranjou um apartamento onde morava sozinho para aproveitar melhor seu tempo e dedicar-se melhor aos seus estudos. Ricardo teve uma personalidade maravilhosa, portanto era o queridinho de todos. Outros alunos ocupavam o mesmo prédio nos seus vários andares. Uma noite Ricardo teve seus estudos interrompidos com fortes sons vindo do apartamento bem acima do dele. Tentou concentrar-se nos estudos, mas o som era muito forte, e a vibração do seu teto indicou que algumas pessoas dançavam com muito ânimo.

            Finalmente, bastante zangado, ele subiu a escadaria e bateu com força na porta do apartamento de onde saia todo o som perturbador. Quanto não foi imediatamente atendido, bateu com ainda mais força. Uma jovem atendeu a porta, e Ricardo quase aos berros perguntou o que estava acontecendo, deixando bem claro que ele não estava de bom humor. "Afinal de contas," ele perguntou, "o que se trata de perturbar a minha paz e tranquilidade?"

            Ela respondeu, "Estamos celebrando o aniversário de Ricardo."

            "Que Ricardo?" ele perguntou ainda com muita indignação.

            "Ricardo, o colega de aulas na universidade destes jovens." ela respondeu com ar de exasperada.

            "Ricardo?" ele pergunta já irado. "Como assim, eu sou Ricardo."

            A jovem repentinamente fica vermelha nas faces, pois agora já se tornou óbvio que alguém se esqueceu de convidar Ricardo.

            Eu temo que seja isto que acontece todos os anos quando as pessoas se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus. Ele não é convidado, todavia esquecido. Há presentes para todos, menos para ele. Todo mundo come e bebe, mas nem uma palavra de agradecimento é oferecida para Jesus que veio e deu tudo para todos. É pena, não é? Imagine como você se sentiria se ouvisse que foi feito uma festa para seu aniversário à qual nem foi convidado.

            Que tal fazer as coisas diferentes este ano, fazendo com que Jesus seja o convidado especial, recebendo a honra e homenagem que merece? Será diferente, mas quem sabe que Ele ficará tão agradecido que determina lhe abençoar ainda mais em 2015.

Philip D. Walmer