>
 

O Dízimo 1

Número 1

 

            Recentemente foi criada no Facebook uma página que leva o título "Dízimo É da Lei e Não da Graça". Por vários dias tem havido dentro de mim uma batalha se eu devo ou não abordar o erro que está sendo propagado pelo título desta página. Finalmente, resolvi que meu dever como professor bíblico e mentor de homens que almejam o ministério apostólico, é declarar a verdade da Palavra de Deus e não deixar que o erro permaneça. É assustador como é fácil para muitos abraçarem o erro aparentemente mais conveniente do que a verdade que coopera com uma vida de paz e tranquilidade para com Deus. Posso ser criticado e até malhado, mas a minha consciência desenvolvida pelo Espírito Santo não permite que eu deixe com que pessoas sejam enganadas por falsos ensinamentos.

            Francamente, eu me irrito com pessoas e organizações religiosas que tendo pouco real conhecimento da Palavra de Deus propagam erros de doutrina, até grosseiros, e assim levam centenas, senão milhares a uma fé falsa que no final não salva ou ao menos leva a perda de um galardão amplo por não seguir a pura e verdadeira doutrina bíblica. Abordo agora a impressão errada que o título da referida página dá aos seus leitores.

            O sincero estudante da Palavra de Deus entende que a história da raça humana e a maneira pela qual Deus a lidou é dividida em sete períodos que são chamadas de dispensações. Cada dispensação abrangia um período de tempo diferente. Atualmente o mundo vive na sexta dispensação, tendo ainda mais uma por vir. Cada dispensação começou com uma promessa e terminou com uma punição devido à desobediência do povo às leis de Deus; o que acontecerá com a dispensação atual e o último que há de vir. A lista destas segue:

            1ª - Dispensação da Inocência - Abrangia o período desde a criação de Adão e Eva até a desobediência deles e subsequente punição por expulsão do paraíso que Deus criou exclusivamente para eles.

            2ª - Dispensação da Consciência - Abrangia o período desde a expulsão do paraíso até a punição de nova desobediência pelo dilúvio, do qual Noé e sua família foram salvos pela obediência a Deus.

            3ª - Dispensação do Governo Humano - Abrangia o período desde o pós-dilúvio até a destruição da Torre de Babel, nova punição aos homens que ignoraram a Deus e Suas leis.

            4ª - Dispensação da Promessa - Abrangia o período desde a chamada de Abrão de Ur dos Caldeus até a ida e permanência dos descendentes dele na escravidão do Egito.

            5ª - Dispensação da Lei - Abrangia o período desde a saída milagrosa dos Israelitas do Egito e o recebimento da Lei no Monte Sinai, até a morte e ascensão de Jesus Cristo.

            6ª - Dispensação da Graça - Abrange o período desde a descida do Espírito Santo até o arrebatamento da Igreja (por vir).

            7ª - Dispensação do Milênio (por vir) - Abrangerá o período desde o arrebatamento da Igreja até o estabelecimento do Reino Eterno de Deus.

            Você, como leitor deste artigo pode perguntar o que tudo isto tem a ver com o assunto do dízimo. No próximo artigo verá a aplicação do que eu escrevi acima.

Philip D. Walmer