>
 

O Dízimo 3

Número 3

 

            "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!" (Mateus 23:23)

            "Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas." (Lucas 11:42

            As duas passagens bíblicas acima dão uma visão clara acerca do ensinamento de Jesus em relação ao dízimo. Nestas passagens é claro que Jesus não criticou o dizimar e nem autorizou o abandono da prática de dar o dízimo. Jesus notou a precisão dos líderes religiosos por dar dízimo das menores hortaliças. No entanto Ele criticou estes religiosos por não acoplar sua fidelidade no dizimar com os muitos importantes atributos de justiça, misericórdia e fé.

            Alguns temem em dizer que Jesus condenou a prática de dar o dízimo, porém isto não é o que Ele fez. O que Ele ensinou rigorosamente era que eles deveriam praticar os atributos de justiça, misericórdia e fé, e, note bem; sem omitir a fidelidade em dar o dízimo.

            Deus teve uma palavra duríssima para a nação de Israel em relação ao fato que como nação todos estavam retendo seus dízimos. "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida." (Malaquias 3:8-9

            O reter do dízimo trouxe sobre a nação toda uma maldição. Esta falha fez com que Deus não podia mais abençoar a nação por causa de sua infidelidade. A falta de dar o dízimo fez com que a obra de Deus sofresse, pois o lugar de adoração a Deus não podia ser mantido e os sacerdotes sustentados em tempo integral para poder cumprir seus deveres ao povo.

            As pessoas hoje que encorajam outras para não dar o dízimo, ensinando erradamente que o dízimo não deve ser praticado em dias atuais, então, de fato, induzindo estas pessoas de se retirarem do lugar de bênção sob a mão poderosa de Deus. A Bíblia ensina em Lucas 6:38 que se dá, será lhe dado e que Deus fará com que homens darão aos fieis servos do Senhor. "... dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também." Não fecha a mão para Deus.

            Em relação à Igreja Primitiva é possível perceber por uma leitura de Atos 4:32 - 5:1-11 que os discípulos da época deram bem mais que um dízimo. Eles deram para a sustentação dos apóstolos e os demais que tinham necessidade. Eles até venderam suas propriedades e deram o resultado todo para a sustentação da obra do Senhor. Por fazer isto os cristãos podiam fugir de Jerusalém em 70 D. C. sem medo de perder bens materiais. Não adianta tentar acumular bens materiais terrestres usando o que pertence a Deus, pois ao morrer ou no arrebatamento da Igreja há de deixar tudo para trás.

            Ouve o conselho de Paulo ao seu filho na fé: "Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes." (I Timóteo 6:8) Ouve o testemunho de Paulo em relação às coisas materiais: "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." (Filipenses 4:11)

Philip D. Walmer