>
 

Não Sou Religioso 2

Número 2

 

                Bem sei que alguns puderam ter se assustado ou ficado ofendidos quando eu disse no devocional de ontem que não sou religioso. Para melhor esclarecer, irei definir conforme o dicionário Houaiss, a palavra "religioso". A definição se encontra em itálico e entre colchetes são meus comentários: Relativo a ou próprio da religião. [Não diz qual religião] Que vive segundo as regras de uma religião; quem tem religião. [Segundo qual religião] Que apresenta fortes elementos de adoração, de veneração. [Adoração ou veneração a quem] Pertencente ou relativo ao instituto monástico. [Religioso, então poderia ser pessoas enclausuradas, afastadas da sociedade, sem poder cumprir a ordem de Cristo para evangelizar o mundo] Definição substantivo masculino: Aquele que pratica uma religião, sacerdote, ministro de qualquer religião. [Nota que diz "qualquer religião"] Pessoa que se comprometeu a seguir certas regras estabelecidas por uma religião. [não define apenas cristianismo] Pessoa que pertence a uma ordem monástica.

            Pode ser que o leitor agora começa entender por que eu não me classifico com religioso. Permita que eu seja mais claro ainda. Catolicismo, umbanda, macumba, batuque, kardecismo e muitas outras seitas são consideradas como religiões. Ainda existem o budismo, islamismo, confucionismo, hinduísmo entre outras religiões de menor porte, que também se classificam assim.

            Agora, você que ao menos alega seguir a Cristo, quer se contentar de ser chamado apenas um religioso, sendo jogado no mesmo caldeirão com os outros mencionados acima? Não é somente o mundo de hoje que está cheio de "religiões". O mundo dos apóstolos também teve muitas religiões. Os egípcios tiveram muitos deuses, talvez dezenas ou centenas. Os gregos da mesma forma tiveram seus deuses em plenitude, bem como outros povos.

            Porém, quando Cristo chegou, chegou o real, o Deus verdadeiro representado, isto é, apresentado em carne. Qual foi a Sua missão? "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10:10) João 14:6 declara uma verdade irrefutável: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."

            Nota na passagem acima: Jesus usou o verbo permanente "ser". Em outras palavras o que Ele era, continua sendo, Não mudou! O que prometeu, pode cumprir! "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre." (Hebreus 13:8) Nota também o uso do artigo definido "o" e "a" que indicam que simplesmente não há outro caminho, verdade ou vida fora de Jesus Cristo. Nenhum outro líder religioso podia fazer tal declaração. Jesus, no entanto, foi morto, mas ressuscitou para provar que nem a morte poderia vencê-Lo e que Ele poderia dar vida eterna aos Seus seguidores.

            "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (João 14:1-3)

            Ninguém pode dar o nome de um profeta, deus ou líder religioso do passado ou do presente que pode fazer tal promessa. Por isso, eu recuso ser apelidado de apenas um religioso. Eu sou de Cristo, e todas as Suas promessas a me pertencem. Sou filho Dele, pois nasci de novo pela água e pelo Espírito. Ele se comprometeu comigo e eu me comprometi para com Ele. Pela graça que Deus me concede, nenhum de nós será desapontado.

            Não, eu não sou um religioso! Eu sou filho de Deus, pois pelo Novo Nascimento Deus me deu o direito de ser!

Philip D. Walmer