>
 

Por Que Ele Veio? 2

Número 2

 

2. Ele veio para ser nosso Pastor: Assim Ele disse em João 10:11 e 14: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.... Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim..." Davi, que era por longo tempo um exime pastor de ovelhas entendia perfeitamente seu papel diante dos valiosos animais que ele cuidava diariamente. Sua confiança em Deus como seu pastor fez com que ele escrevesse o Salmo 23: "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre." Quando este Salmo é contemplado a fundo, é descoberto que todas as necessidades do ser humano podem ser providas pelo Bom Pastor. Se o Senhor é seu Pastor: (v. 1) Não terá falta de nenhuma necessidade, (v. 2) Terá suficiente para comer e beber (também João 4:1-18), (v. 3) Será guiado num caminho que restaurará até seu ser mais íntimo, (v. 4) Até ao passar pelo vale da sombra da morte não haverá necessidade de terror, pois o Seu Pastor poderoso estará presente com você, (v. 5) Terá honra até diante dos que são inimigos e que lhe odeiam. Terá cura para suas feridas e seu gozo será tão grande que até suficiente para transbordar e abençoar outros em sua volta, (v. 6) Por ser do pastoreio de Jesus, o Bom Pastor, será abençoado com a bondade Dele e misericórdia durante a vida toda e no final pode confiar que habitará na eterna morada que Ele preparou para todos que O amam. Paulo reforçou esta verdade ao escrever o seguinte em Filipenses 4:19: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades."

3. Ele veio para ser o Caminho, a Verdade e a Vida: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6) Neste mundo conturbado e tantas vozes alegando de ser o caminho verdadeiro para Deus, a Morada Celestial e a vida eterna, é para ser reconhecido que Jesus, e somente Jesus pode ser isto, pois de todos os fundadores e líderes religiosos do mundo, somente Jesus voltou da morte para definitivamente provar que Ele tinha e tem poder sobre a morte e o sepulcro.

4. Ele veio para ser a nossa Paz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27) Esta paz jamais será no mundo em volta, pois guerras e rumores de guerra são prometidas, as quais vemos diariamente pelas notícias, todavia há de ser uma paz interior que supera a falta de paz no ambiente externo.

Philip D. Walmer

(Continua amanhã)