>
 

Consistência... Será Que Temos?

 

            Consistência! Consistência! Consistência! Por que permitimos que isto se torne uma palavra tão dolorida? Estamos consistentes em comer, dormir, tomar banho e trabalhar. Esperançosamente estamos consistentes também na frequência à igreja, pagando o dízimo, testemunhando, entre outras disciplinas cristãs.  

            Infelizmente, as boas intenções, muitas vezes, caem a beira do caminho quando se trata de ensinar nossos filhos a orar e ter devoções diárias. Mais e mais, nós nos encontramos em um estado de tristeza e frustração, porque não parece possuir a auto-disciplina que precisamos. 
            Como é que romperemos essas barreiras que nos impedem? Não há soluções rápidas ou fáceis. O inimigo de nossa alma procura nos desviar dos tempos consistentes de oração com a nossa família. Ele constantemente joga desculpas aparentemente válidas no decorrer de nossa vida diária, para nos impedir de orar em família. É uma batalha diária.

            Achamos que o estabelecimento de uma rotina enquanto os nossos filhos eram pequenos era de extrema importância. Tenho observado que as famílias que estão sempre se apressando e correndo atrasadas geralmente não tem tempo para devoções em família. Eu me alarmo ao ver os pais enviar seus filhos para a escola sem orar com eles, ou colocá-los na cama sem tempo de oração. Por que fazer o tempo para tantas atividades durante o dia, mas não conseguimos tirar tempo para a oração com os filhos? Deixar de compartilhar a Palavra de Deus e orar com os filhos é tão mau quanto não os fornecer o alimento natural que necessitam. 

            Quando nossos filhos estavam na escola, eles sabiam que tinham que estar vestidos e prontos até 8:10 todas as manhãs. Este horário era quando todos nós nos reunimos na sala de estar para ler a Escritura, e orar juntos antes deles saírem para a escola. Tornou-se uma rotina que poderia ter sido momentos preenchidos por coisas de última hora, mas fizemos este devocional uma prioridade e um item necessário na agenda de tarefas tão importante quanto escovar os dentes, pentear seus cabelos, e ter os seus materiais escolares prontos. A devoção não era longa, mas coerente! Usamos devocionais especificamente para crianças e, em seguida oramos por alguém da igreja, alguém de nossa família, e um missionário. Nós também oramos pela nossa família. Até  8:20 eles estavam prontos para sair para a escola.

            É também de vital importância para os nossos filhos serem envolvidos nos ministérios de oração da igreja. Este pode ser um desafio para as crianças, mas este é o momento para começar a ensinar-lhes que o ministério de oração não é uma opção. Como uma família, nós estávamos sempre presentes e envolvidos. Eu sou grato que ambos de nossos filhos levaram essa atitude para suas vidas quando se tornaram adultos.

            Lembre-se sempre... é mais fácil de treinar uma criança do que reparar um adulto. Mateus 19:14 e Provérbios 22: 6 devem de ser nosso guia para levar os filhos para o Senhor e treiná-los. Vamos treiná-los enquanto são novos para serem consistentes.

Jerolyn Kelley