>
 

Os Marcos de Oração Consistente

 

            Uma mãe veio para me em lágrimas. "Eu tenho orado até não sei se posso orar mais," ela disse. "Minha filha se desviou de Deus e parece que quanto mais eu oro, quanto mais problemas ela arruma, e quanto mais ela se afasta de Deus. Eu tenho carregado este peso por tantos anos!" Ela olhou para mim com olhos tristes e cansados e perguntou, "Você acha que ainda há esperança para ela?" Eu fiz meu melhor para assegurar esta mãe de oração que há esperança! Passamos a examinar Gálatas 6:9: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos."

            Algumas semanas depois ela perguntou: "Por que minha filha ainda não tem entregado sua vida a Deus? Por quanto tempo eu tenho que esperar?" Enquanto discutimos isto, ela reconheceu que em sua frustração, faltou de perceber algumas pequenas, no entanto, significantes passos de arrependimento que sua filha tinha tomado. Enquanto apenas poucos meses antes qualquer menção de Deus ou da igreja causaria sua filha virar as costas, mas agora ela tinha começado a pedir oração por necessidades especificas na sua vida. A mãe admitiu que embora que a filha não tinha corrido para o altar; plano que ela teve na sua mente para a restauração da sua filha; não tinha visto os marcos de arrependimento. Abrimos a Bíblia e lemos: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaias 55:8-9)

            Frequentemente havia novos relatórios de vitória. A filha pediu livros de estudos bíblicos. Ela estava orando e Deus estava respondendo suas orações. Ela enviou agradecimentos para a igreja por ter orado por ela. Até o momento de escrever este artigo, ela não tem voltado completamente a Deus. Contudo, vemos a cada semana mais uma vitória, mais um pequeno passo, e o mais importante, não há passos regressivos. Ela continua a progredir, permitindo que Deus opere na sua vida.

            Se você tem sentido desapontamento ou frustração enquanto orava por um ente querido, continua a orar e procurar os marcos. Lembra-se de que se eles estão desviados, não retornarão com apenas um passo. O caminho era um pelo qual desceram, e um pelo qual terão de trilhar até uma vitória completa. O caminho pode não ser o que você planejou para a salvação daquele ente querido, mas não duvida desde que está orando. Deus está fazendo Sua obra. Pede para Deus lhe mostrar as pequenas vitórias. Elas estarão presentes. Deus tem nos dado a promessa de Tiago 5:16: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

                Leah Seagraves, autora deste artigo, filha de pastor e atualmente esposa de pastor, tem observado ao longo dos anos os muitos milagres de restauração que Deus tem operado enquanto orou; e encoraja todos para sair do caminho e deixá-Lo trabalhar.

Philip D. Walmer, Tradutor