>
 

A Formação de Cristo

A Formação de Cristo

“... meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós; pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso respeito.” (Gálatas 4:19-20)

Eu sinto pena de pessoas que afirmam ser cristãos, contudo, raramente ou nunca leem a Palavra de Deus. A pessoa que lê habitualmente a Santa Palavra de Deus há de receber regularmente revelações fortalecedoras do Cristo que afirmam servir, contudo não O conhecem intimamente por falta da leitura da Palavra de Deus e também da oração. Esta situação é semelhante a pessoas que se encontram, pensam que já se amam, e logo casam, todavia, não conhecem um ao outro de forma que permite que suas vidas se tornam uma só, como Deus propôs.

Recentemente lendo a passagem bíblica acima, tive a minha atenção chamada por Deus a parte que diz: “... até ser Cristo formado em vós...” Isto fez com que eu refletisse acerca da minha vida, meu comportamento, minha atuação dentro do meu lar, dentro da igreja, lá fora no mundo com pessoas que não são convertidas, e de modo geral a minha atuação como representante de Cristo que fez com que eu andasse diferente do que antes e diferente do que o mundo.

Cristo nos chamou do mundo por uma razão definitiva: “... a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz....” (I Pedro 2:9) Cristo não nos chamou das trevas para andar depois de acordo com nossa própria vontade, cumprindo os desejos de nossa carne em vez de demonstrar as virtudes absolutamente perfeitas de Cristo. O leitor da Palavra de Deus descobrirá que Paulo e os demais discípulos do Senhor viviam suas vidas para agradar a Deus e não a si mesmos. Até o próprio Jesus Cristo na Sua humanidade disse: “Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.” (Mateus 26:39) Fui obrigado diante disso em mais de uma ocasião perguntar para mim mesmo se eu estava vivendo de maneira agradável e sujeito a Deus. E você? Reflete sinceramente durante suas orações e permite que Deus lhe revela em que está falhando.

Quando você está irado e estourado com as pessoas em sua volta, pode dizer que é Cristo formado em seu ser que está se manifestando? Quando você está sentindo a concupiscência agir dentro de sua mente, você acha que isto é proveniente de Cristo formado em seu ser? Quando você pensa em se vingar de alguém que lhe fez mal, isso é Cristo formado em você? Veja a atitude de Cristo de I Pedro 2:23: “... pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente...” Somos obrigados admitir que com uma frequência demasiada as obras da carne de Gálatas 5:19-21 se manifestam em nossas vidas deixando claro que Cristo ainda não está totalmente formado em nós.

Romanos 8:29 fala em ser conformados com a imagem do Filhe de Deus. Como ficaremos conformados com Aquele que não conhecemos? Sendo que Ele não está presente no mundo, como é que vamos O conhecer. Tem apenas duas maneiras que têm que operar em conjunto... estas são a oração e a leitura assídua da Palavra de Deus que nos dar uma clara visão do Ser de Cristo, o qual devemos usar como exemplo.

É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco, meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós; pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso respeito. (Gálatas 4:18-20)

Nota com cuidado as recomendações de Paulo da passagem citada acima:

Ø  “É bom ser sempre zeloso pelo bem...” Das páginas da Palavra de Deus é fácil determinar o que é bem e o que não é, e assim ordenar nossas vidas de forma que agrada a Deus.

Ø  “não apenas quando estou presente convosco...” Em outras palavras não faz o que é do bem somente quando alguém está lhe observando, reconhecendo que Deus está sempre lhe observando e registrando seu comportamento no livro da vida.

Ø  “sofro as dores de parto...” Paulo estava no processo de dar à luz filhos espirituais de entre os Gálatas. Seu desejo de vê-los gerados em Cristo era tão ardente que ele sentia dores como fossem dores de uma mulher de ganhar filho. Ao ler todo o livro aos Gálatas, logo verá que Paulo questionava a razão por que eles tinham voltado a certos costumes e hábitos do mundo. “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (Gálatas 3:3) Infelizmente vejo a mesma coisa acontecendo na igreja do século 21, pois agora a linha de demarcação entre o mundo e a igreja está sendo cada vez mais indefinida. Isso é lamentável, pois resultará na perda de muitas almas valiosas que foram iludidas com a ideia que não é necessária uma distinção tão grande ente o mundo e a igreja. Temo e também sofro dores, dores agudas quando apresento diante de Deus as necessidades de almas de familiares, amigos, membros e ex-membros da igreja.

Ø  “pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz” Confesso que fico triste, conturbado, estressado, ansioso em ver as condições deploráveis de alguns. Um suposto cristão me falou pessoalmente algumas semanas atrás que ele não ora. E o mais estarrecedor foi que ele me falou que acredita que um filho seu que nem igreja frequenta, nem ora, nem lê a Bíblia, que por todas a razões obvias em nada ama ou honra a Deus. O engano corre livre no mundo de hoje. Oxalá que eu pudesse abraçar estes fracos na fé, estes desviados, estes que voltaram ao mundo, e chorar e derramar minhas lágrimas nos seus ombros, implorando-os para voltar ao aprisco do Senhor antes que seja tarde demais.

Ø  “... porque me vejo perplexo a vosso respeito...” Da mesma forma eu me vejo perplexo com respeito muitas pessoas, muitas que foram criados em lares cristãos por pais piedosos, para com os quais Deus era o mais estimado tesouro de suas vidas. Porém, dos filhos pode ser dito o que Paulo disse com respeito a Demas: “Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou...” (II Timóteo 4:10) (Veja Colossenses 4:14 e Filemom 24) Sim, Demas que era entre os cooperadores com Paulo, finalmente deixou com que as perseguições, privações, encarecimentos foi demais e ele não somente abandonou Paulo, sua chamada para o ministério, a comunhão com pessoas da mesma fé, mas abandonou a Deus e voltou para o mundo, seu primeiro amor. Trágico! Porém está acontecendo diariamente no mundo atual, e não é apenas um aqui e outro acolá, mas há congregações inteiras abandonando a fé apostólica para seguir o que eles chamam de “um caminho mais fácil”. Fique atentos, amados, pois não existe atalho para o céu de Deus e a Nova e Santa Jerusalém. Há apenas um caminho. Não permite que alguém lhe ilude com conversas e doutrinas que não têm base, nem apoio na Palavra de Deus.

Ø  “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (II Coríntios 3:18) Querido, sua vida cristã é para ser como espelho que reflete a imagem de Cristo para o mundo. Na vida de muitos ditos crentes isto não está acontecendo. Por que? Porque o espelho que foi criado originalmente pelo Espírito Santo este embaçado com a sujeira deste mundo corrupto. Cristo está obscurecido atrás de um filme de obras carnais, fazendo com que o próprio “crente” nem vê sua imagem como Deus a vê e o mundano que quer sair das trevas e a vida de devassidão que vive, não tem luz no seu caminho e continua totalmente afastado de Deus, pois quem devia ter fornecido a luz tem o espelho espiritual de sua vida inutilizado pela vida carnal que vive.

Ø  “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Coríntios 5:17) Você é uma nova criatura em Cristo, ou continua com o velho comportamento, a mesma linguagem, a mesma concupiscência, o mesmo vestir e vida carnal? Alguém que lhe conheceu no passado pode reconhecer que você é uma nova pessoa, que não faz mais o que fazia; ou os laços de amizade fazem você continuar sendo a mesma pessoa de antes? Contempla sua vida no espelho de Deus... A Palavra de Deus. Se você fosse pesado hoje na balança de Deus, seria achado em falta?

Ø   Querido irmão, qual é seu desejo mais ardente, que lhe comove todo os dias e todas a horas do dia? Paulo expressou o seu. Leia, reflete e compare com o que acha no seu coração. “... para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. (Filipenses 3:10-11)

Ø  “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.” Deus nos chamou, nos escolheu e nos apontou para ser seus embaixadores. Quando olhamos nas profundezas de nossos seres, quando analisamos nosso comportamento diário, o que é que vemos? Alguém que representa o que ele quer, ou alguém que realmente representa o que Deus quer, aliás exige dos que receberam uma vez no passado a plenitude do Espírito Santo?

Estamos a poucas horas de entrar em um novo ano. Sim, 2018 está às portas. Essas poucas horas que restam de 2017 devem de ser horas para refletir acerca dos 365 dias que passaram deste que passamos por uma experiência semelhante. Nesta reflexão você há de ver algumas vitórias, porém lutas e batalhas nas quais falhou terrivelmente. Você sentirá vergonha das derrotas que sofreu. Porém, tudo aquilo está no passado. Não pode viver aquelas experiências novamente. Olhamos para o passado somente para ver os erros e propor em nossos corações que 2018 não será uma mera repetição de 2017. Você pode fazer um sucesso espiritual de 2018 fazendo algo que Davi recomendou: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:1-2)

Ele avança mais um conselho de grande valor: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11) Fazendo estas coisas, terá um ano de grande sucesso espiritual.

Pastor Philip D. Walmer