>
 

"Se"

            "... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (II Crônicas 7:14)

            É incrível que uma palavra tão pequena pode carregar um significado assustador e amedrontador. Exemplos: Se vier, se viver, se morrer... e assim começa uma lista que é quase inexaustível. Esta palavra indica hipótese ou condição. Indica que  no caso de tal e tal coisa acontecer que as consequências estipuladas (por bem ou por mal) acontecerão.

            No texto acima Deus usa esta palavra em conjunto com suas promessas. Ele deixa bem claro que há condições a serem aceitas e obedecidas pelo seu povo para que Ele haja em cumprir sua palavra, abençoando seu povo com os prometidos benefícios. A história de Israel prova que este povo escolhido por Deus, e que em muitas ocasiões foi grandemente abençoado, não entendeu o real significado desta promessa. Se meu povo...

            Parece que o problema foi, ou Israel simplesmente não acreditou que Deus reteria suas bênçãos mediante sua desobediência, por ser uma nação especialmente escolhido por Deus... Ou que simplesmente não faria diferença nenhuma a maneira que tratava a Deus, ou que louvava e adorava outros deuses. Parece que não acreditou nas condições estipuladas por Deus.

            Infelizmente há muitos paralelos entre Israel daquelas gerações e a igreja de hoje. Israel queria se assemelhar às nações em volta dele. As evidências estão em todo lugar hoje que a igreja quer se assemelhar ao mundo que está. Tem chegado ao ponto que não há diferença entre o dito cristão e o mundano em termos de aparência, linguajar, costumes de comportamento e etc.

            Deus tirou Israel do Egito (um tipo do mundo nas Escrituras) para que não mais se assemelhasse aos costumes e tradições do povo daquela nação. Mas, com apenas pouco tempo fora da escravatura do Egito, havia murmurações e reclamações contra Deus e Moisés, bem como desejos expressados para voltar, pois sentiram faltam das comidas e outras comodidades daquela nação iníqua.

            Parece que há muitos hoje desejando voltar para o mundo e a velha vida. No início pode ser apenas um desejo de participar apenas de algumas coisas prazerosas, mas depercebidamente ficam enredados de tal maneira que não há, ou quase não há como voltar para a casa paterna. Em João 15:18 Jesus nos dá um indicador pelo qual podemos determinar se temos comunhão com Deus, se estamos realmente na companhia de Jesus: "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que vós outros, me odiou a mim.  Você se considera melhor que Jesus? Veja bem a continuação do pensamento em versículo 19: Se vós fõsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário dele vos escolhi, por isso o mundo vos odeia." Parece que se somos aceitos pelo mundo e não odiados, não podemos nos considerar como verdadeiros filhos de Deus.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Não importa o que as outras pessoas falem de você, o importante é que você continue a pessoa que sempre foi. Se mudar mude para melhor." Theodore Roosevelt