>
 

Removido?

            "Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema." (Gálatas 1:6-8)

          Algumas palavras de nosso texto chamam muito a minha atenção. Duas deles são "tão depressa". Paulo escreve estarecido aos Gálatas, que depois apenas 2 a 4 anos já estavam se afastando da verdade do Evangelho. Aparentamente alguns indivíduos se intrometeram no meio da igreja daquela região com outras idéias, doutrinas e interpretações dos ensinamentos de Cristo. Imagine; pessoas recém convertidas estão tentando perverter o Evangelho que a Paulo foi revelado. Paulo, um doutor da lei dos Judeus, agora cheio do Espírito Santo, que nem procurou ser pregador da Palavra até passar quartorze ou mais anos (v. 18 e 2:1) estudando a Palavra, está tendo sua pregação e ensinamento questionado por pessoas sem sua formação espiritual. Hoje é assustador de ver pessoas sendo pervertidas por supostos caminhos mais fáceis, doutrinas de homens não comprovadas na Palavra, pensamentos modernos e outras coisas tais.

            Judas 3 declara que este Evangelho de fé e de salvação foi entregue uma única vez para todos. Isto é que não há um evangelho diferenciado para povos ou pessoas diferentes. É um evangelho comum para todos. Qualquer um para poder ser salvo precisa crer neste Evangelho e pratica os ensinamentos do mesmo. Quando alguém se afasta deste Evangelho, ele se afasta de Deus e sua salvação.

            A versão Melhores Textos da Bíblia fala desta maneira: "Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou..."  O termo desertar é um usado nas forças armadas. Um soldado, uma vez arregimentado a qualquer que seja uma força armada da União, que abandona seu quartel, que não aparece para cumprir seus deveres é réu e serveras penas são aplicadas para ele, pois ele colocou em perigo seus oficiais, seus colegas, bem como a segurança da sua nação. Analiza bem a determinação das leis humanas que governam o povo, e compara isto com as leis de Deus e as penas a serem aplicadas sobre todos os desobedientes. É isto um consideração séria e sombria.

            Não é apenas a nossa alma que é jogada ao perigo e perdição, mas uma questão de também perverter outros para seguir nosso exemplo e de semelhante modo perderem suas almas.

            É por este motivo que Paulo usa um termo forte em relação a qualquer que pregar outra doutrina, ou que procura avançar outro evangelho a não ser aquele que ele recebeu e pregou. Disse que: "Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." (anátema = maldito, reprovado, excomungado, execrado) Examina-se pelas Escrituras para ver se ainda está na única fé que salva, ou se está dela removido. (II Coríntios 13:5)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Não há trevas suficiente no mundo para extinguir a luz de uma só vela. Uma vela perde nada por acen­der uma outra vela.