>
 

Reprovado!

            "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. " (I Coríntios 9:27)

            Neste mês há milhões de alunos do ensino fundamental, médio, e superior que estão ansiosos para saber se serão aprovados ou não nas disciplinas para poderem passar para a proxima série ou se formar. A pressão é grande. Em muitos casos a vida profissional depende do desempenho escolar. O poder aquisitivo depende dos conhecimentos adquiridos. Até a posição social em grande parte depende do sucesso escolar. Tudo isto aumenta cada vez mais a pressão. Tem vezes que os alunos entram em pânico, tem surtos de pressão artéria alta, o nível de glicose sobe, entre muitos outros males. O maior medo é para receber uma notícia: REPROVADO!

            Imagine, tudo isto para apenas poucos anos de vida. Poucos anos de trabalho para ganhar um dinheiro e comprar o que acham de ser as necessidades da vida. Tanto esforço, tanta preocupação e tanto nervosismo só por causa de coisas materiais.

            A procupação de Paulo, escritor de nosso texto, não foi com as coisas terrenas e materiais, mas com as coisas espirituais, eternas e duradouras. A ele foi revelado que os praticantes de pecados não entrariam no reino de Deus (veja Gálatas 5:19-21), e portanto entendia a necessidade de ficar longe do pecado e a prática das coisas que aborrecem a Deus. Ele reconheceu as obras carnais por serem o que afastaria o homem de Deus e da vida eterna.

            Por isso entendeu que ele mesmo foi engajado numa batalha que resultaria na sua salvação ou perdição. Da mesma forma que o aluno é obrigado aprender para passar do ano ou receber colação de grau, o cristão também é responsável por sua própria salvação e destino. O cristão precisa entender que apesar de ter um pastor ou professor bíblico bom ou não, ou qualquer outro líder espiritual, ele mesmo é responsável por sua salvação. Veja as palavras que Pedro proferiu no Dia de Pentecostes: "E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40) Pedro colocou a responsabilidade de salvação sobre cada um.

            Você não pode depender da fé dos seus pais, do seu pastor, um amigo, ou de um cônjuge. Você precisa abraçar a responsabilidade por si mesmo. Assim Paulo entendeu e assim ele fez. Ele não dava lugar para a carne, para a concupiscência dos olhos ou da carne, e nem para a soberba da vida (veja I João 2:16-17). Ele disse que era obrigado subjugar seu corpo e o forçar a submissão à lei de Deus. Qual foi a razão de tão severo tratamento com seu corpo? Por que ele agia com tanto energia para dominar as paixões da carne? Foi por que ele via a possibilidade de pregar aos outros e depois ficar REPROVADO.

            Como você está agindo? Está lutando contra a carne e suas obras? Está subjugando seu corpo ou deixando ele fazer sua vontade? Analise bem, pois seu destino eterno depende disto. Não seja um REPROVADO, pois o será para a eternidade.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Se todos seus esforços forem vistos com indiferença, não desanime, porque o sol ao nascer, dá um espetáculo especial e, no entanto, a maioria da platéia continua dormindo." (Autor Desconhecido)