>
 

Um Deus Pessoal

         "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. (Filipenses 4:19)

         Frequentemente no Antigo Testamento pessoas se referiram a Deus como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Em Daniel 3:29, o rei Nabucodonosor se refere a Deus como o Deus de Sadraque, Mesaque e Adede-Nego. Estas expressões na terceira pessoa indicam claramente a falta de um relacionamento pessoal com Deus. Que pena que Deus foi conhecido por alguns por intermédio de outras pessoas, sem as vantagens de um relacionamento pessoal. O aparecimento de milagres de grandes proporções não fizeram crentes pessoais em Deus, e Ele não tornou-se um Deus pessoal para eles. Era um Deus abstrato.

         O termo "meu Deus" não é termo de pouco uso na Bíblia. Na Versão Revista e Corrigida o termo aparece 4367 vezes. Na Versão Revista e Atualizada aparece 4508 vezes. E na Versão Revista e Corrigida-Almeida Bíblia de Estudo aparece 5746 vezes. Torna-se evidente que a Bíblia enfatiza um relacionamento pessoal com Deus. Esta verdade se torna evidente desde o livro de Gênesis quando Deus, não Adão e Eva, mas Deus estabeleceu um relacionamento com as pessoas que criou. Assim entendemos o desejo de Deus de fica íntimo com sua criação e não ser um Deus Todo Poderoso e distante de tudo que criou.

         Paulo se refere a Deus em nosso texto como "meu Deus". A vida de Paulo, seu ministério e até seu enfrentamento com sua morte iminente mostram claramente que ele teve uma experiência com Deus que o deixou exclamar com certeza absoluta que Deus para ele era um Deus pessoal. Paulo declarou em II Timóteo 1:12 que ele tinha certeza em quem tinha crido. Ele tinha apostado toda a sua fé no único Deus, que ele chamou de "meu Deus".

         Deus era pessoal para Adão e Eva até estes pecarem e serem expulsos do Jardim do Éden. Deus era pessoal para  Moisés, que nunca referiu-se a Deus como sendo Deus de outros. Deus era pessoal para Abraão que é claramente ilustrado com os vários contatos pessoais que teve com Deus e o fato de Deus o chamar de amigo e confiar nele seus segredos.

         O que deve preocupar todos que se chama de crente ou cristão é em relação ao seu relacionamento com Deus. Para o verdadeiro homem, uma das palavas que ele mais gosta de ouvir é a palavra "pai", e principalmente quando ele é pai de verdade em todos os sentidos. Deus quer ser seu Pai. Mas, para você poder o chamar de Pai, precisa nascer Dele conforme João 3:5. Não é apenas uma questão de qualquer um o chamar de Pai. Precisa nascer Dele conforme ensina as Escrituras.

         Como é hoje seu relacionamento com Deus. Tem o direito de o chamar de "meu Deus"? Ou, você é obrigado de referir-se a Ele como o Deus dos seus avôs, dos seus pais, do seu pastor, do seu professor de escola dominical ou etc.?

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, caminhando e semeando, no fim terás o que colher." Cora Coralina