>
 

Contentamento

            "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:11-13)

            O versículo treze de nosso texto é provavelmente uma da passagens bíblicas mais citadas, e não apenas por pessoas da fé cristão, mas por pessoas de qualquer religião. No entanto, é pouco frequente que se ouve pessoas citando os dois versículos anteriores. Desta maneira muitas falsas doutrinas surgem e fé mau posta e ineficaz também venham a existir. O contexto de qualquer versículo é de grande importância na sua interpretação.

            O contentamento é uma virtude cristã que deve existir no íntimo de cada pessoa que abraça a fé cristã, pois é uma das muitas transformações que Cristo opera em todos que confiam Nele. Paulo experimentou isto, e entendemos esta verdade quando consideramos que Paulo escreveu a carta aos Filipenses da prisão. Contente? Em qualquer situação? Na prisão?  Peraí!

            Paulo continua seu discurso dizendo que aprendeu ser humilhado e também honrado, e obviamente na segunda hipótese, sem a soberba que toma conta de pessoas menos instruídas pelo Espírito Santo na piedade que deve de ser exemplar na vida de quem é cristão de verdade. Mas não foi somente neste aspecto que Paulo aprendeu. Aprendeu? Sim! Em outras palavras não é uma virtude que vem naturalmente de formação familiar ou pela genética de família, todavia algo que precisa ser aprendido. Ele aprendeu gozar a vida nas oportunidades de abundância e de fartura. Qualquer um fica bem humorado quando tudo está indo de vento em popa. Mas, veja bem! Ele também que aprendeu viver o contentamento quando havia falta de tudo, quando até a fome apertou o cinto e o estômago roncava e reclamava da falta de alimento. Contentamento nos tempos de fartura é fácil adquirir. O teste real é poder alcançar o mesmo contentamento quando a escassez acampa à porta da casa da gente.

            Em I Timóteo 6:6, escrito realativamente perto do fim precoce da vida de Paulo, podemos ler palavras que são defíceis de entender fora de experiências semelhantes geradas no meio de uma vida profundamente alicerçado na fé cristã, que vem da Palavra, e cheia do Espírito Santo. "De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento."

            Você tem aprendido viver como Paulo, contente nos tempos de fartura e de escassez? Contente com a saúde e com a dor que vem pela enfermidade? Aprenda, pois Paulo diz que é fonte de lucro. Conheci pessoas que alcançaram este contentamento, como um santo de Deus que passou  a vida toda doente sem poder trabalhar. Visitamos ele a fim de o encorajar, mas saimos encorajados. Ao contrário conheci pessoas cristãs com as quais não queria conversa, pois só reclamavam. Que tipo de cristão é você? Um cristão exemplar alicerçado no contentamento ou queixoso?

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Abasteça gratuitamente seu bom ânimo por pensar pensamentos positivos acolher.