>
 

Ausente

            João Artur era um rapaz muito popular. Durante seus anos de estudos de nível médio conquistou muitos amigos e agora estando na universidade, continuava a formar laços de amizade forte entre pessoas de ambos os sexos. Tendo completado seus estudos básicos numa faculdade na sua cidade natal, foi obrigado se mudar para a capital a fim de cursar as disciplinas da sua profissão escolhida. Morava em um apartamento, e por ser aluno sério ocupava a moradia sozinho, pois não queria ser distraído por outros nas horas dos seus estudos. Os estudos e mais o seu trabalho deixou-o com poucas horas de descanso e andava sempre cansado.

            O fim do ano se aproximava, e havia mais obrigações no seu trabalho devido à aproximação de Natal e as provas e outros trabalhos do fim de ano na universidade. O nível de estresse crescia com o passar dos dias.

            Numa sexta-feira foi dormir tarde e muito cansado. Repentinamente despertou-se do seu sono pesado com barulho de música, dança e festa. Sentou-se na cama para analisar este evento estarrecedor, e finalmente recobrou seus sentidos o suficiente para entender que o barulho todo vinha do apartamento de cima. Deitou-se de novo querendo dormir, que não deu. Cobriu a cabeça com os cobertores para abafar o som, mas nem isso funcionou. Finalmente, muito aborrecido com a falta de respeito dos seus vizinhos, levantou-se e se dirigiu via a escada para o andar superior, onde bateu com bastante força na porta do apartamento do ofensor. Foi necessário bater umas três vezes e cada vez mais forte para finalmente ser ouvido acima do som do ambiente.

            Uma vez aberta a porta, João Artur, não mediu volume de voz em transmitir sua ira com o acontecido: "A final de contas o que vocês acham que estão fazendo com este barulho infernal a estas horas da noite!?"

            A moça que tinha atendido a porta respondeu com uma voz meiga e branda: "Lamentamos de ter pertubado o senhor, mas estamos celebrando o aniversário de João Artur."

            Aos gritos, João Artur indaga: "Estão fazendo o que!? Por acaso você sabe quem eu sou!?"

            "Lamento não conhecer o nome do senhor," respondeu a moça ainda mantendo a calma.

            "Eu sou João Artur e não sei nada acerca desta festa!" bradou João Artur.

            Obviamente ocorreu um grande erro. João Artur nem foi convidado para a festa do seu aniversário. Este fato deve ter deixado todos na festa sem saber o que fazer. Mas, pensa bem. O Natal é para ser uma celebração do nascimento de Jesus. Será que é o convidado especial, e foi esquecido? Ele faz parte da comemoração? Infelizmente, na maioria das vezes Jesus está fora, esquecido totalmente. Oh, Papai Noel está presente, os Sete Anões, e em vez de felicitações e lembranças de Jesus, a saudação que se ouve é "Boas Festas", uma expressão que me aborrece grandemente. Parece que o Natal é integralmente uma celebração egoísta, o dar e receber de presentes sem uma vez sequer lembrar de Jesus. É reuniões de família, o encontrar com amigos, festas no emprego, comer, beber, e se entreter sem lembrar a razão real do dia e da celebração.

            Se Jesus resolver interromper nossas atividades neste final de ano será que Ele nos encontrará com nossos pensamentos voltados para Ele? Ou, será que estaremos envolvidos apenas em nossas atividades egoístas enquanto o mais importante do dia nem convite recebe para estar presente? Feliz Aniversário, Jesus!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. (Anônimo)