>
 

Conhecedores

            "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. (Isaías 9:6-7)

            Sem dúvida alguma o nascimento de Jesus foi o evento maior desde a fundação do mundo. O Antigo Testamento, tão bem conhecido pelas autoridades religiosas judaicas, está recheado de profecias acerca do Messias. No entanto, estes estudiosos não estavam preparados para entender a vinda Dele. Eles tinham formulado de acordo com seus pensamentos a maneira pela qual o Messias deveria comparecer. Por considerar seu posicionamento o mais correto, eles perderam este grande evento, em sua maioria não se converterem, pediram a crucificação  de Jesus e desde aquela época até hoje pagam muito caro a rejeição do único Salvador dos homens. "E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos!" (Mateus 27:25)

            É interessante notar que o nascimento de Jesus foi noticiado apenas para pessoas que realmente tinham seus corações voltados para Deus e que esperavam ansiosamente o surgimento deste servo do Senhor. Veja o relato que segue:

1.  Anjos anunciaram o nascimento de Jesus para os pastores que cuidavam suas ovelhas nos campos. (Lucas 2:8-20) Estes foram homens simples, sem elevado nível de estudo, mas Deus viu seus corações e resolveu revelar este grande evento a eles.

2.  Uma estrela chamou a atenção de alguns estudiosos numa terra distante que vieram a Jerusalém quase dois anos depois para adorar o Rei da Glória. (Veja Mateus 2:1-12) Mais uma vez não foi para os religiosos judaicos que tinham acesso a todos os ensinamentos de Deus, mas para alguns num lugar distante e provavelmente de uma religião bem diferente.

3.  Quando Jesus foi levado para ser apresentado no templo, foi reconhecido por Simeão, homem idoso que há muito esperava este dia, e ao qual foi revelado que não morreria até ver o Messias. (Veja Lucas 2:21-35)

4.  Na mesma visita ao templo, Jesus com seus pais recebeu a bênção de Ana, mulher idosa e profetisa que reconheceu Jesus como o redentor do mundo. (Lucas 2:36-38)

            Este grande evento foi anunciado para judeus e gentios, para pobres e ricos, para religiosos e provavelmente não religiosos. Não foi para reis e governantes, para religiosos de alto escalão, nem para os poderosos da terra. Foi revelado para pessoas que tiveram seus corações voltados para Deus, para a justiça, e com corações puros.

             Aguardamos um outro evento de grandes proporções, que será o segundo maior evento da história humana, isto é, a segunda vinda de Cristo. Como na primeira vez, o aparecimento de Cristo não será para os grandes, mas para os pequenos, para os que com humildade abraçaram a fé e a salvação que Ele comprou. Você é conhecedor desta vinda e tem se preparado?

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Da mesma forma que José e Maria acharam Jesus no templo, o mundo deve poder achar Jesus na Sua Igreja. - Philip D. Walmer