>
 

Um LĂ­der Exemplar

 

            Liderança é uma obrigação e privilégio de cada pessoa, jovem ou idosa, porque se fundamenta simplesmente no que fazemos. Cada um é responsável por alguma coisa que só ele deve fazer. Se desfrutamos desse privilégio e cumprimos com a nossa obrigação, crescemos; se ignoramos nossa oportunidade, juntamo-nos às violetas retraídas da humanidade.

            Tome Josué, o sucessor de Moisés, como exemplo. Ele era um homem chamado de Deus. Em Josué 1:2 diz: "... levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel." Ao decorrer de sua vida era necessário ele recorrer àquela chamada. Durante tempos difíceis, muitas vezes é a única certeza que se possui. No capítulo 7:25-26 nos fala do apedrejamento de Acã por ter desobedecido o mandamento de Josué, o líder do povo. Josué era um homem santo que não tolerava o pecado. Será que nós pensamos que podemos tolerar um pouquinho? Jesus disse que um pouquinho de fermento leveda toda a massa. Quanto mais o pecado. Josué 7:6 nos ensina que este homem de Deus era um homem de intercessão.

            Um bom líder deve ter um relacionamento com o Senhor e isto vem mediante "uma conversa franca e honesta" com Ele. Um excelente ditado brasileiro diz, "é conversando que se entende". Porque não se entender com Aquele que realmente nos ama e se importa conosco? Por Josué ter confiado no Deus do impossível se conduziu, juntamente com a sua família e o povo de Israel à vitória. Deus lutava por ele. Está Jesus lutando por você? Tens o proclamado seu Rei e General? Confira Josué 11:23-27 e Hebreus 4:8-16.

            Deus tem reservado muitas vitórias para ti. Como todo líder exemplar Josué era instrutivo. No capítulo 24:1-28 lê-se a sua instrução ao povo de Israel. Ele, os exortava à obediência ao mandamento e a lei de Deus. E para mostrar um caminho mais perfeito submeteu-se como exemplo ao dizer: "... escolhei hoje a quem sirvais...porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor!" Que influência tais ações tiveram! Veja! No versículo 31 diz que Israel serviu ao SENHOR: "Serviu, pois, Israel ao SENHOR todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que sabiam todas as obras feitas pelo SENHOR a Israel."

            Ora, bolas! Que resta vos dizer? Seja um bom líder, no poder de Deus, e assim, faça aquilo que só você pode fazer!

 

Pensamento do Dia: Determine para nunca ser ocioso. É maravilhoso quanto pode ser feito se estamos sempre fazendo algo. Thomas Jefferson